Images

Produtos para a Páscoa: Compra requer paciência e pesquisa


Paciência e atenção com as promoções nas lojas. Quem deixou para o último momento a compras dos produtor para a ceia deve estar preparado para enfrentar grandes filas. Alguns estabelecimentos estão com promoções atrativas que valem a pena pesquisas.

O engenheiro civil Thomás Nunes já antecipou a compra de produtos para ceia de páscoa. “Não vi muita diferença entre os supermercados. Mas com relação ao ano passado, o custo dos produtos estão cerca de 20% mais caros”, afirma. Para ele, a ceia do cearense não deve faltar itens essenciais, que não sofreram muita variação. “Pão de coco e chocolates são indispensáveis”.

A comerciante Eleísa Maria da Fonseca deixou a compra dos chocolates para o último momento. “Eu gosto dessas promoções pague três e leve quatro. É uma economia ganhar mais um ovo. Não costumo fazer pesquisa porque compro pela marca que gosto”, afirma a comerciante.

De acordo com Procon Fortaleza, a variação no preço de ovos de páscoa da mesma marca podem chegar a 76%. Outros detalhes precisam ser analisados na hora da compra como a data de validade e, no caso de ovos com brindes de brinquedos, se estes possuem certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro.

“São dicas simples, mas que podem evitar algumas situações constrangedoras, já que os ovos de Páscoa também são comprados como presentes e não somente para consumo próprio”, explica Cláudia Santos, coordenadora geral do Procon Fortaleza.

O consumidor também precisa verificar a numeração e o peso, pois não há padronização entre as marcas. “O importante é que o consumidor guarde a nota fiscal como comprovante em caso de reclamação, que pode ser feita na loja em 30 dias, já que é um produto não durável”.

Vale lembrar que trocas por motivo de arrependimento só podem ser realizadas se o produto tiver sido comprado pela internet ou telefone. (colaborou Flávia Oliveira, especial para O POVO)

0 comentários: