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Procon registra recorde no atendimento diário a consumidores

 O Procon Fortaleza, coordenadoria que integra a Secretaria da Cidadania e Direitos Humanos (SCDH) da Prefeitura de Fortaleza, registrou, na última quarta-feira, 25, atendimento recorde para um único dia, na sede do órgão, localizada no Centro. Foram contabilizados 125 atendimentos a consumidores, enquanto a média é de 60 ocorrências por dia, o que representa um aumento de 108%.

 As principais reclamações são contra empresas de telefonia fixa e móvel, cartão de crédito, de informática e bancos. Contratos de TV por assinatura e fornecimento de água de esgoto também estão no topo do ranking.

Apenas nos cinco primeiros meses do ano, o Programa de Defesa do Consumidor de Fortaleza contabilizou 5.690 atendimentos. Foram 1.056 casos a mais, comparado a igual período de 2013, o que aponta um aumento de 23% no número de denúncias e reclamações de consumidores contra empresas e serviços.

Para a chefe de atendimento do Procon Fortaleza, Vércia Gomes, os consumidores estão satisfeitos com o resultado final das reclamações abertas e por isso acionam o Procon para garantir seus direitos. "Nosso índice de resolutividade no Procon Fortaleza chega a 73%, o que comprova a procura de consumidores pelos serviços que ofertados", complementou.

Na abertura de reclamação, o consumidor é informado dos prazos para que a empresa seja notificada, bem como do recebimento da Carta de Informações Preliminares (CIP), com os questionamentos apontados pelo reclamante. Esse procedimento, muitas vezes, evita a abertura de processo administrativo, tendo em vista que algumas empresas já atendem à reivindicação dos consumidores.

Outro serviço que também registrou crescimento foi o Procon Móvel, que leva orientação para o consumo e abertura de reclamação aos bairros e escolas da periferia de Fortaleza. O número de reclamações saltou de 32 para 171, este ano, conferindo um aumento de 434%.

Redação O POVO Online

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