Images

Atenção com contas que vencem no feriado

O consumidor que tiver contas com vencimento dias 21 e 22, deve ficar atento pois os feriados de Tiradentes e Paixão de Cristo fará com que os bancos não atendam aos correntistas durante dois dias. A PROTESTE Associação de Consumidores esclarece que não podem ser cobrados juros ou multas se o pagamento for feito no primeiro dia útil após o feriado.

Para quem prefere fazer o pagamento no dia do vencimento de contas de água, luz, telefone e TV a cabo e os carnês, a opção é usar os postos de auto-atendimento ou banco on-line nos casos de contas com código de barras. Também são opções os correspondentes não bancários, como correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais. Outra possibilidade é agendar o pagamento no banco para que a conta possa ser debitada, automaticamente, da conta corrente.

Normalmente, as empresas levam em consideração os feriados e emitem os boletos já com a data corrigida. Mas, quando isso não ocorre o consumidor não pode ser punido pelo atraso no pagamento se as agências bancárias não abriram no período.

O direito vale até mesmo para os pagamentos agendados, aqueles feitos no caixa eletrônico, que são debitados diretamente da conta do cliente na data escolhida. Todas as compensações são feita após o feriado.

Fonte: Proteste

0 comentários: