Images

Usuários devem ficar atentos a golpes por mensagem de celular

Além da internet, os golpistas utilizam os celulares para cometer fraudes. Casos como mensagens de celular avisando que o usuário ganhou algum prêmio acontecem todos os dias.

De acordo com a diretora do Procon Santo André, Ana Paula Satcheki, a população está sujeita a novas modalidades de golpes a todo momento."Muitas vezes, após passar os dados pessoais a estranhos, as vítimas dos golpes descobrem que os nomes estão sujos na praça, que foram usados para abertura de contas ou envolvidos em esquemas criminosos", afirmou Ana Paula.

As pessoas devem ficar atentas, já que a distração ou ingenuidade podem fazer com elas caiam em armadilhas e sejam bem prejudicadas. "Infelizmente, nem todo mundo tem acesso às informações na mídia. Há sempre notícias relacionadas ao assunto, inclusive orientações da própria polícia", disse Ana Paula.

Há consumidores que procuram o Procon, para relatar problemas relacionados a fraudes. "Como se trata de crime, orientamos a pessoa a fazer denúncia em uma delegacia mais próxima", explicou a diretora do Procon Santo André.

Dicas
Ao receber uma mensagem pelo celular com aviso de premiação, é importante ter cuidado ao ler. Se o texto diz que o usuário participou de uma promoção, basta lembrar se ele realmente fez a inscrição. Caso não tenha feito, basta desconsiderar a mensagem e nunca ligar para o número que enviou o aviso, para que o número do usuário não fique registrado.

Segundo Ana Paula, outra dica é desconfiar de ligações para números de celular pertencentes a outros estados. Se a promoção se refere, por exemplo, a concursos veiculados por emissoras de televisão que estão no eixo Rio-São Paulo, diz a diretora do Procon, "por que alguém do Ceará faria a ligação?"

Fonte: InfoMoney

Um comentário:

  1. oi sou lojista recebi um 9 cheques sem fundo de um cliente tanto dele como das outras que ele qual a titude devo tomar

    ResponderExcluir