Images

Defesa do Consumidor vai debater aumento no preço de combustíveis

Comissão de Defesa do Consumidor vai realizar audiência pública sobre os recentes aumentos nos preços dos combustíveis no Brasil

Nesta quarta-feira (4), a comissão aprovou requerimentos solicitando a realização da audiência, dos deputados Chico Lopes (PCdoB-CE), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e César Halum (PPS-TO).

Deverão ser convidados para o debate ainda sem data marcada: o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão; o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli; e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima.

Segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o reajuste da gasolina nos postos, em abril, de 6,16%, foi o maior desde setembro de 2005. De acordo com a pesquisa feita em 35 mil postos de todo o País, o preço médio do litro da gasolina passou de R$ 2,661 em março para R$ 2,825 em abril. Os deputados lembram que os preços dos combustíveis são os maiores responsáveis pelo aumento da inflação.

Lopes e Almeida afirmam que o objetivo da audiência será questionar as medidas que serão adotadas pelo governo para combater o processo contínuo de aumento e como será a política para os próximos meses. Já Halum quer esclarecer, por exemplo, notícias que mostram divergências entre integrantes do governo e da Petrobras sobre os aumentos no preço da gasolina.

Fonte: Agência Câmara

0 comentários: