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Procon- SP denuncia fraudes em sites de comércio eletrônico

Sites recebem o pagamento dos consumidores, mas não entregam produtos; dos 20 portais investigados, nove ainda estão ativos O Procon-SP divulgou nesta segunda-feira um alerta para os consumidores sobre fraudes em sites de comércio eletrônico. Diante de um grande número de reclamações de consumidores que compraram produtos pela internet, pagaram, e não receberam as mercadorias, o Procon deu início a uma investigação que envolveu 20 sites de e-commerce. Desse total, onze sites saíram do ar e  nove portais ainda permanecem ativos.

“Todos os investigados ofereciam preços atrativos, prometiam entrega rápida e tinham registro em nome de pessoa física” , diz Fátima Lemos, assistente da direção do Procon-SP.

Durante a investigação, o Procon-SP constatou ainda que alguns fornecedores, além de não entregarem os produtos, também não eram encontrados em seus endereços oficiais. As notificações encaminhadas a essas empresas para solução dos problemas retornam com informações dos Correios tais como, "Mudou-se" e "Endereço inexistente".

“Mandamos mais de 35 correspondências avisando os representantes das empresas sobre os problemas registrados, mas nunca encontramos os endereços. Isso fez com que nossa suspeita ficasse ainda maior”, diz Fátima.

Diante do problema, o órgão encaminhou as denúncias ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) para a confirmação de um possível crime. “O número de reclamações chamou nossa atenção e começamos a investigar”, afirma a Fátima. “O consumidor deve ficar atento, já que em sites que não possuem hospedagem no Brasil a comunicação é mais difícil no caso de algum problema”.

Sites denunciados que estão fora do ar:

Sites denunciados pelo Procon-SP e que ainda estão ativos:

Veja dicas do Procon-SP para não ser vítima desse tipo de golpe virtual:

- Antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação Procon-SP,
http://www.procon.sp.gov.br/, para verificar se a empresa tem registro de
reclamações
- Desconfie de preços abaixo da média do mercado
- Verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão
social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site
está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is,
whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil
- Desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas
físicas ou depósitos em caderneta de poupança
- Consulte as redes sociais para verificar se existem registros de
reclamações
- Verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os
procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc
-Aguarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores pagos, número do protocolo da compra ou pedido
- Exija sempre nota fiscal da compra

Fonte: IG

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