Images

Cade deve suspender compra da Webjet pela Gol

É o que afirma reportagem do Valor Econômico; de acordo com conselheiros, a marca Webjet não poderia sumir do mercado, conforme anunciado pela Gol

Uma reportagem do jornal Valor Econômico publicada nesta quarta-feira, 13, afirma que a compra da Gol pela Webjet deve ser suspensa temporariamente pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) do Ministério da Justiça. Pela suspensão – que visa manter as condições atuais de concorrência no setor – a Gol deve ser proibida de eliminar a marca Webjet, plano anunciado pela companhia na última segunda-feira, 11.

A situação irá permanecer até que as duas empresas entreguem os documentos necessários para que o Cade consiga avaliar os efeitos do negócio. A análise envolverá as consequências para os consumidores, as outras companhias aéreas e o mercado de aviação. A suspensão da operação de aquisição deverá ser discutida entre os conselheiros do Cade em acordo com a Gol.

Dois pontos de preocupação por parte do Cade são a formação de um duopólio no setor de aviação, com a aquisição da quarta maior companhia do setor pela segunda, e os slots – faixas de horários para pousos e decolagens, que devem ser semelhantes entre as empresas concorrentes, para que haja competição. O tema deverá ser discutido pelo Cade, que suspeita que esse tenha sido o maior ponto de interesse da Gol na Webjet. A reportagem do Valor Econômico cita a observação de um conselheiro, que afirmou que a Gol pagou R$ 310 milhões pela Webjet, sendo que R$ 214,7 milhões era apenas dívidas, sinal de que os slots eram realmente o maior interesse.

Fonte: Valor Econômico

0 comentários: