Algumas empresas oferecem anuidade zero por tempo determinado, acúmulo de pontos, que podem ser trocados por produtos ou passagens aéreas, anuidade zero para quem utilizar o cartão todos os meses, acúmulo de pontos para pagamento de contas, entre outras promoções.
De acordo com a coordenadora institucional da ProTeste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, “quando o consumidor tem um cartão, ele precisa conhecer bem o produto, saber qual é a política da bandeira que ele escolheu”.
Segundo Maria Inês, os benefícios existem, mas eles têm custos. “Os consumidores precisam entender que as promoções têm um custo e este custo é embutido de alguma forma, como em anuidades mais altas, por exemplo”, completa.
Promoção x benefício
Para participar das promoções que dão pontos que podem ser trocados por milhas, o consumidor deve liberar a conversão da pontuação por milhagem. Além disso, explica a coordenadora, “o consumidor deve saber quanto vale cada ponto para saber se vale à pena participar da promoção”.
Em alguns casos, de acordo com a coordenadora, existem cartões que possuem seguro e outros que parecem não possuir, mas têm a taxa do seguro embutida na anuidade.
Pagamento de contas
Também existem promoções para quem paga as contas com o cartão de crédito, mas Maria Inês faz um alerta para este caso. “Algumas empresas cobram tarifas de quem usa o cartão para pagar contas e, dependendo do valor da taxa, não é um benefício pagar com o crédito”, explica.
Segundo a coordenadora, a tarifa para pagamento de contas é uma prestação de serviço, por isso, pode ser cobrada pelas operadoras. De acordo com ela, a taxa pode ultrapassar 2% do valor da conta. “Essa tarifa só é interessante para quem não tem o dinheiro na hora e quer fugir da inadimplência”, afirma.
Fonte: Infomoney
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