Images

Planos de saúde deverão informar a qualificação dos prestadores de serviço

As operadoras de planos de saúde serão obrigadas a divulgar a qualificação da rede de prestadoras de serviço. Dessa forma, o consumidor terá mais informações na hora de escolher um plano ou um prestador de serviços em saúde. A determinação está prevista na Resolução Normativa 267, publicada pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) nesta quinta-feira (25).

O material de divulgação deverá conter informações sobre hospitais, laboratórios e clínicas, como o certificado de qualificação de hospitais e laboratórios, participação no programa de notificação de eventos adversos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e publicação de indicadores de qualidade. No caso dos profissionais de saúde, deverá ser informada a qualificação profissional determinada pelos conselhos e entidades da classe.

"Ficará mais claro para o consumidor, no material de divulgação das operadoras, quais prestadores investem na qualificação. Com esta resolução, a ANS objetiva estimular a concorrência no setor, baseada em critérios de qualidade e não somente em preço e marca, além de dar a oportunidade de maior destaque aos prestadores que buscam se qualificar", afirmou o diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Bruno Sobral.

Regras

De acordo com a ANS, a partir da publicação da norma, será criado um comitê gestor para discussão das regras, o qual será composto por operadoras, prestadores de serviços, beneficiários de planos de saúde e pesquisadores, além de órgãos de defesa do consumidor.

As regras para funcionamento da norma serão editadas em instruções normativas. Conforme as instruções, as operadoras de planos de saúde adaptarão seus materiais de divulgação.

Fonte: Infomoney

0 comentários: