Images

Empresas são obrigadas a oferecer meios para pagamentos atrasados

Com a greve dos bancários, o serviço de recebimento de contas fica prejudicado. Os bancos oferecem outros meios para que os clientes não se sintam lesados. Supermercados, lotéricas e agências dos Correios estão habilitados para realizarem alguns dos principais serviços como pagamento de contas de água, luz, boletos e até INSS.

O problema surge quando a conta passa do prazo de pagamento, que após o vencimento, não pode ser efetuado nos canais alternativos. De acordo com o superintendente do Procon em Campo Grande, Lamartine Ribeiro, a recomendação é entrar em contato com a empresa credora e solicitar outra opção de pagamento. “A empresa é obrigada a fornecer outro meio de pagamento, seja por depósito em dinheiro ou cheque, ou disponibilizar outro local para a quitação dos débitos”, aponta Lamartine, lembrando sempre da preocupação com o recibo.

Algumas instituições, por exemplo, fazem a própria contagem de juros e emitem outro boleto para que o cliente possa efetuar o pagamento em lotéricas ou agências dos correios. Caso a empresa se negue a propor outro meio de pagamento, o cliente deve procurar o Procon.

Isenção dos Juros

Lamartine alerta que a empresa credora não é obrigada a isentar os clientes dos juros estabelecidos. “As pessoas devem se atentar para o prazo das contas e procurar pelos credores. Se a conta já venceu, o conselho é que esta pessoa negocie outro meio de pagamento para não deixar correr os juros”.

Caso o pagamento do débito não seja possível através do segundo meio oferecido pela empresa credora, o cliente fica isento da responsabilidade dos juros. “Nesse caso, a pessoa deve procurar o Procon, pois a alternativa oferecida pelo credor não atendeu às necessidades do cliente”, completa Lamartine.

Fonte: Correio do Estado

0 comentários: