Images

Fique atento para programar desde já sua viagem de final de ano

Planejar com antecedência e checar as principais condições de contratos das agências de turismo ajuda a economizar e a evitar imprevistos

O mês de dezembro já está próximo e, com ele, as esperadas festas de final de ano e as férias escolares, que se tornam sinônimo de viagem para grande parte dos consumidores. Entretanto, antes de embarcar ou colocar o pé na estrada, algumas recomendações são indispensáveis para que a viajem seja segura e cause o mínimo de contratempos.

Em primeiro lugar, ao decidir o destino, faça uma pesquisa prévia de preços. Se for possível antecipe ou atrase em alguns dias a data de sua viagem para escapar dos períodos de maior fluxo de passageiros nos aeroportos ou nas estradas.

Também é válido pesquisar o máximo de informações sobre o local para onde viajará. Como o final do ano e janeiro costumam ser períodos de chuva intensa, é recomendável avaliar se a região de destino é sujeita enchentes e desabamentos, eventos que podem obstruir as estradas ou causar soterramentos.

Ouvir a opinião de quem já visitou os mesmos roteiros também é importante. Vale procurar sites especializados na internet para saber quais os melhores lugares a conhecer. Faça uma pesquisa de preços para adequar o roteiro ao seu orçamento. Você pode pesquisar sozinho ou contar com a ajuda de uma agência de turismo. No entanto, se for optar por ter ajuda de uma agência, é importante estar atento ao contrato.

Para checar a idoneidade da agência, é possível consultar o Procon ou acessar o portal Cadastur, um sistema que permite consultar se uma determinada empresa está legalizada e apta para prestar serviços turísticos no Brasil.

Atenção ao contratar pacotes

Os pacotes de viagem são uma boa opção pela economia e comodidade que oferecem. Eles incluem hospedagem, transporte, alimentação, traslados e guias. Entretanto, devem ser pesquisados e checados com cuidado. Saiba que, assim que for feito o pagamento, a empresa contratada deve fornecer as passagens com data de saída e chegada, bem como todos os comprovantes de reserva referente a hotéis e traslados.

Na assinatura do contrato, é importante observar se não existem cláusulas abusivas que permitam, por exemplo, a mudança de itens do pacote contratado, como reservas em hotéis. Veja se no contrato não estão estipuladas multas para casos de desistência e guarde todos os comprovantes de pagamento, além de documentos e panfletos relacionados ao pacote adquirido, pois podem ser utilizados como prova das condições contratadas, em caso de contratempos.

O advogado do Idec, Flavio Siqueira Júnior, destaca que a agência de viagens deve garantir o que foi ofertado no momento da compra. Assim, se houver divergências entre o serviço contratado e o que de fato foi prestado, o consumidor deve formalizar uma reclamação para a empresa e exigir acomodação com qualidade equivalente ou abatimento proporcional do valor pago. "Se a reclamação não surtir efeito, procure o Procon de sua cidade, que tentará solucionar o problema. Em último caso, busque uma solução na Justiça, demonstrando os danos e os transtornos sofridos para pedir uma indenização", orienta o advogado.    
    
    
Fonte:IDEC

0 comentários: