Os principais sites de compra coletiva do país se comprometeram a implantar melhorias para reduzir o número de queixas no Procon-SP, informou nesta sexta-feira o órgão de defesa do consumidor.
De acordo com nota do Procon-SP, integrantes da Câmara e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) comprometeram-se a estabelecer parceria com o órgão recomendando aos associados a inserção na página principal do site dados como CNPJ, endereço e telefone do SAC (serviço de atendimento ao consumidor).
"Pedi a todos que tenham muita atenção com o SAC, que deve funcionar com eficácia e rapidez. Não é possível recebermos reclamações de consumidores que apresentam vários números de protocolo, sem que o problema tenha sido resolvido", disse o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.
Também ficou acordada a inclusão, na página, do número dos produtos no estoque dos fornecedores de cada item comercializado. Em breve, a Câmara e.net deverá produzir, em parceira com o Procon-SP, uma cartilha de orientação ao consumidor sobre compras coletivas.
Ainda segundo a nota, participaram do encontro representantes de sites como Peixe Urbano, Groupon, Click On e Clube do Desconto. O Procon-SP informou que eles assumiram que, devido ao rápido crescimento do setor, ainda estão aprendendo a lidar com problemas gerados com ofertas de gastronomia, moda, estética, saúde e entretenimento, entre outros.
"Mas, segundo o grupo da Câmara E. Net, buscam o aperfeiçoamento de ferramentas para eliminar maus fornecedores e agilizar o atendimento ao consumidor", informa a nota.
"O diálogo é sempre importante porque todos saem ganhando. Por um lado, o consumidor que já aprendeu a buscar seus direitos e, por outro, a empresa, que tenho certeza não trabalha com o objetivo de sair do mercado ou perder clientes pelo mau atendimento ou não cumprimento do Código de Defesa do Consumidor", disse Góes.
AUTUAÇÃO
Na segunda-feira, o Procon-SP informou que autuou três sites de compras coletivas por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor. O Groupon, ClickOn e Peixe Urbano são acusados de não garantirem a qualidade dos serviços oferecidos, se negarem a devolver valores nos casos de não prestação do serviço, informarem percentual de desconto incorreto, entre outros problemas.
Além deles, onze estabelecimentos que vendem produtos e serviços por meio dos sites foram autuados.
Na ocasição, o Groupon informou que "encaminhará a resposta através de seu departamento jurídico dentro do prazo legal estipulado, assim como os argumentos de defesa os quais serão apresentados quando necessários e reforça a solidez e compromisso em oferecer produtos e serviços de qualidade para todos os consumidores".
Já o Peixe Urbano declarou que o caso está sob análise do departamento jurídico. "Nós continuaremos investindo para melhorar cada vez mais a experiência dos nossos usuários, visando estar não apenas em cumprimento com a legislação, mas fazer ainda mais do que o esperado colocando sempre os interesses e a satisfação dos nossos usuários e parceiros em primeiro lugar".
O ClickOn disse que cumpre com todas as normas de defesa do consumidor, "mas o desafio, nesta etapa de consolidação do segmento, é garantir que nossos parceiros também as cumpram".
Fonte: Folha Online
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