Images

Aberta a temporada de renegociação de dívidas

A proximidade do Natal e o pagamento da primeira parcela do 13° salário favorecem as negociações entre consumidores endividados e empresas no fim de ano. Com o aumento de 12,4% do crédito à pessoa física até outubro, a demanda por acordos está ainda mais aquecida em 2011. Uma série de mutirões realizados por órgãos públicos e instituições de proteção ao crédito fazem a ponte entre as partes. Para o devedor, os acordos podem significar descontos de até 80% nos débitos e juros. Já os bancos e comércio têm interesse em abrir espaço no orçamento do consumidor para novas compras.

A Serasa Experian, empresa especializada em análise de crédito, obteve a adesão de 22 empresas de segmentos como telecomunicações, financeiro, varejo e concessionárias de serviços públicos em sua Campanha de Recuperação e Concessão de Crédito Natal 2011. A expectativa é de que quatro milhões pessoas consigam reestruturar dívidas e até obter novos financiamentos.

O assessor econômico da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, diz que o aumento da procura pela recuperação de crédito no fim do ano é também uma preparação para arcar com os custos que chegam em janeiro, como IPVA, IPTU e a renovação das matrículas escolares.

Segundo especialistas, o ideal é fazer as contas na ponta do lápis para definir a fatia da renda que pode comprometer na negociação. Aceitar qualquer proposta de parcelamento pode significar a volta à inadimplência em pouco tempo. Depois de fechar o acordo, o conselho é não fazer novas dívidas, comprando produtos mais baratos e de preferência à vista no Natal.

“O cadastro positivo já está em vigor e o consumidor deve ter consciência de que um bom histórico de crédito pode significar taxas de juros menores e facilidade na aprovação de crédito”, diz Almeida.

De acordo com o SPC, os números de cancelamento de registros, que medem o nível de recuperação de crédito no varejo, registraram alta de 4,03% em outubro, ante o mesmo mês de 2010. Na avaliação do presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Pellizzaro Junior, o indicador deve seguir em alta com a proximidade das festas de fim de ano.

“É a época em que o brasileiro que teve algum desarranjo orçamentário corrige os problemas para voltar a consumir com mais intensidade em dezembro”, afirma.

Algumas redes varejistas promovem suas próprias campanhas de renegociação. Até o dia 20 de dezembro a Casas Bahia dará descontos de até 50% nos juros do total da dívida para ajudar consumidores a botar as contas em dia. A rede também terá outras opções de quitação de débito, avaliadas cada caso. Para participar basta apresentar na loja documento pessoal, com foto, para que seja feita a análise e uma proposta de negociação.

Fonte: pernambuco.com

0 comentários: