Images

Gasto menor com material escolar

 Logo após as festas de fim de ano, a maior preocupação das famílias é tentar diminuir os gastos, por exemplo na compra de material de escolar. Para auxiliar na escolha dos produtos, o Procon-SP elaborou lista com dicas sobre como fazer as melhores opções e fugir de armadilhas contra o bolso.

Valéria Garcia, diretora de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, orienta que consumidores devem ficar atentos a dois importantes fatores: preço e qualidade. “Quem vai às compras deve avaliar o que pode ser aproveitado do ano anterior, além de pesquisar bastante. Já fizemos levantamentos anuais que mostram diferenças de 100% no preço de um mesmo item”, afirma.

Segundo recomenda Valéria, é preciso ter cuidado também com a origem do material. “Não comprar com vendedores ambulantes e verificar fabricantes para evitar riscos é importante”, ensina.  Alvo de reclamações, listas de compras dos colégios, em sua maioria, são consideradas abusivas. “Itens abusivos são aqueles de uso coletivo, como copos descartáveis e papel higiênico”, esclarece Valéria. Veja, na íntegra, as dicas listadas pelo Procon-SP em http://odia.ig.com.br/.

De lupa
DESCONTO — O Procon-SP sugere que grupos de consumidores combinem compra conjunta. Algumas lojas dão descontos diferenciados para vendas em grandes quantidades.

SUPÉRFLUO — Existe clara diferença nos preços entre produtos básicos e de marca, com personagens, logotipos e desenhos famosos. Acessórios licenciados têm preço mais elevado.

Fonte: O Dia Online.

0 comentários: