Images

Juros bancários: confira quanto você pagaria em cada banco

Pesquisa de taxas de juros realizada pela Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, em 4 de janeiro, detectou leve queda no item empréstimo pessoal.  

A taxa média dos bancos pesquisados teve redução de 0,01%, passando de 5,89% ao mês (a.m.) para 5,88%. Para o cheque especial a taxa média teve a mesma redução e baixou de 9,55% para 9,54% a.m.
A pesquisa envolveu Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Safra e Santander.   

Para o diretor executivo em exercício do Procon-SP, Carlos Coscarelli, apesar da mínima redução no índice das taxas de juros, o consumidor deve ter cuidados neste início de ano, marcado por vencimentos do IPVA, IPTU, matrícula e material escolar, faturas do cartão de crédito com despesas de fim de ano, dentre outros. “Compras por impulso e contratação de empréstimos desnecessários podem desequilibrar seriamente o orçamento.  

O consumidor deve priorizar o pagamento de dívidas; procurar modalidades de crédito mais baratas e, evitar a utilização do cheque especial, e em situações emergenciais usá-lo no menor prazo possível, já que é uma das formas de crédito mais caras do mercado".   

Análise da pesquisa  
Dados da pesquisa de janeiro de 2012
Fonte: Fundação Procon/SP

0 comentários: