Images

Reclamações contra bancos recuam 5,36% em janeiro; Itaú lidera insatisfação

O número de queixas contra os bancos recuou 5,36% em janeiro de 2012, na comparação com dezembro do ano passado, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central.

No mês passado, foram 865 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 914 registrados no mês anterior.

Frente a janeiro de 2011, o número de reclamações contra bancos mostrou alta. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias aumentaram 20,64%, já que naquele mês o total de reclamações somou 717 queixas.

Itaú na liderança
Em janeiro, o Itaú manteve a liderança do ranking de reclamações entre as cinco instituições financeiras do país com mais de um milhão de clientes. O banco registrou índice de queixas de 1,03 a cada 100 mil pessoas. O Itaú divulgou nota sobre o ranking, afirmando que atende todas as reclamações e investe para reduzir as ocorrências.

Na sequência vieram o Banco do Brasil, Santander, Bradesco e HSBC.

BC tem autoridade para punir
O Banco Central do Brasil tem autoridade para punir as instituições financeiras por qualquer descumprimento de normas emanadas da autoridade monetária, inclusive as que dizem respeito ao atendimento ao cliente bancário.

As punições previstas em lei não se limitam à abertura de Processo Administrativo, passando pela advertência e multa, podendo chegar, inclusive, à penalidade máxima de inabilitação para trabalhar no mercado financeiro

Fonte: UOL

0 comentários: