Images

Eliana propõe lei que limita tempo das filas em supermercados


A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) realizou, na tarde desta quarta-feira (19/04), reunião para discutir o projeto de Lei de sua autoria que propõe a limitação de tempo de espera nas filas de supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres de Fortaleza.

Estiveram presentes na reunião empresários do setor varejista, representantes de instituições de defesa do consumidor e dos trabalhadores do comércio. As discussões serviram para aperfeiçoar o projeto que foi apresentado na Câmara Municipal de Fortaleza.

A proposta inicial da parlamentar é que se estabeleça em até 20 minutos o tempo máximo de espera dos consumidores nas filas de atendimento em todos os caixas dos supermercados e hipermercados da cidade. Os infratores podem sofrer advertência, multas e suspensão de alvarás de funcionamento. Eliana entende que os consumidores vêm sendo desrespeitados e que a proposta deve ser observada pelas empresas como oportunidade de melhorar seus serviços. “Nós consumidores estamos mais esclarecidos dos nossos direitos e sabemos que estas condições são também ruins para os trabalhadores dos supermercados, que têm que atender uma demanda superior à capacidade”. A parlamentar orienta ainda que, para cumprir a Lei, que os supermercados deverão realizar contratação e qualificar sua força de produção.

Participaram da discussão os representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), José Araújo de Oliveira, do Sindicato dos Empregados em Supermercados (SECVGAF), Milton Ramos, da Associação Cearense de Supermercados (ACESU), Carlos Brito, do Procon Fortaleza, Antonio Teles de Carvalho, do mandato do Deputado Federal Chico Lopes, a advogada Cláudia Santos, do mandato do vereador Iraguaçu Teixeira, e do Sindicato dos Comerciários.

Uma nova reunião será marcada na sede da Fecomércio para a discussão final da proposta e fechamento da negociação com consumidores, empresas e trabalhadores.


Fonte: http://www.elianagomes.com.br/noticias/1264/19042012/Eliana+propoe+lei+que+limita+tempo+das+filas+em+supermercados.html

0 comentários: