Images

Preço de medicamento varia até 2.766%, aponta Procon


Os preços de medicamentos de referência em relação aos genéricos varia em média 52% nas farmácias da cidade de São Paulo, podendo chegar até 2.766%, aponta pesquisa divulgada pelo Procon-SP nesta quarta-feira.

 Em um estabelecimento de São Paulo, o medicamento genérico Diclofenaco Sódico (50 mg, 20 comprimidos) foi encontrado por R$ 0,90 na Drogaria Walmart, enquanto na Farma & Cia o Voltaren, remédio de referência do mesmo item, foi encontrado por R$ 24,90, uma diferença de 2.766% entre os preços.

Na média de preços, das unidades pesquisadas as quatro mais baratas pertencem a Drogaria Walmart, Farma Conde, Ultrafarma e Promofarma, em ordem decrescente.

As últimas colocadas são Pague Menos, Droga Raia, Drogaria São Carlos e Farma & Cia, essas duas últimas empatadas na última posição.

A pesquisa envolveu 60 medicamentos, sendo 30 de referência e 30 genéricos. Foram analisadas 15 drogarias nas cinco regiões da cidade.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a diferença é significativa e o consumidor precisa ficar atento ao comprar o medicamento.

"Os genéricos são sempre mais baratos, mas mesmo sendo produzidos pelo mesmo laboratório podem ser cobrados por preços diferentes entre as farmácias, por isso é fundamental pesquisar".

A diretora de Estudos e Pesquisas, Valéria Garcia, diz que uma opção é consultar diretamente a lista de preços máximos dos medicamentos, disponível no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A consulta também pode ser efetuada nas listas de preços que obrigatoriamente devem estar disponíveis ao consumidor nas farmácias.

OUTRO LADO
A RaiaDrogasil S.A., que controla as farmácias Droga Raia e Drogasil, informa que as redes oferecem descontos em todos os medicamentos tarjados aos clientes portadores de cartões fidelidade, de acesso gratuito. A Pague Menos disse que também realiza uma política de concessão de descontos com base na fidelidade dos clientes. Farma & Cia e Drogaria São Carlos não se manifestaram.

Fonte: Folha

Um comentário:

  1. Gostaria de informar um site que descobri que lista os preços das farmácias online de todo o brasil.

    http://www.maispreco.com

    ResponderExcluir