Images

Brasil tem o maior juro do cartão de crédito

Apesar da queda na taxa básica de juros da economia, a Selic, os juros anuais cobrados para quem paga apenas parte da fatura do cartão de crédito, subiram no Brasil, de 237,9% em janeiro para 323,14% em junho. Segundo pesquisa da Proteste junto aos maiores bancos e financeiras do país, em junho a taxa média para o financiamento por meio do cartão de crédito, o chamado rotativo, estava em 12,77% ao mês, o que corresponde a 323,14% ao ano.

O Brasil tem a maior taxa média de juros nas operações com cartão de crédito na comparação com seis países da América Latina. O valor cobrado no Brasil é  superior à soma de todas as taxas cobradas nos demais países.

O Peru, que aparece na segunda posição, cobra taxa média de 55% ao ano, e o Chile 54,24%. O menor percentual é da Colômbia com 29,23% anual. “A taxa brasileira é quase seis vezes maior que a cobrada pelo segundo colocado no ranking, o Peru”, diz a coordenadora da Proteste, Maria Inês Dolci.

Segundo a associação, os juros cobrados no crédito rotativo são uma das causas do crescente endividamento dos brasileiros.  “O consumidor  continua pagando taxas exorbitantes. Com a queda da Selic, não há explicação para isso”, diz a coordenadora.

Com taxas elevadas, pagar apenas parte da fatura do cartão de crédito e acionar o gatilho do juro rotativo é um risco cada vez maior para o consumidor brasileiro. Maria Inês recomenda reduzir o número de parcelas na hora das compras e evitar novas aquisições a prazo. “Se já estiver devendo, ele pode tentar trocar a dívida no cartão por outra modalidade de crédito mais barata”.

Fonte: Band.com.br

0 comentários: