Images

TRF de Brasília proíbe venda de celulares bloqueados por fidelização

 A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região determinou que as empresas de telefonia celular deixem de praticar o bloqueio dos aparelhos celulares vendidos aos consumidores, mesmo que temporariamente ou a título de fidelização. Em caso de descumprimento da decisão, as empresas estarão sujeitas ao pagamento de multa diária no valor de R$ 50 mil.

 A decisão foi dada em resposta a recursos ajuizados contra decisão de 1º grau que julgou improcedentes os pedidos formulados em ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal contra as operadoras de telefonia móvel.

 A Justiça de primeiro grau, ao analisar o caso, entendeu que o bloqueio praticado pelas empresas de telefonia móvel é previsto pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, “agindo na sua esfera de competência, regulamentou o assunto via Resolução 447/2007, que aprovou o Regulamento do Serviço Móvel Pessoal”. Tal norma regulamentar permite a prática do bloqueio dos aparelhos celulares vendidos aos consumidores por até 12 meses.

 O Ministério Público recorreu ao TRF sob o argumento de que “nada justifica o bloqueio dos aparelhos celulares, pois, tal prática vincula o consumidor a ficar ligado a uma única operadora”. Sustentam, ainda, que a citada conduta fere o direito do consumidor de exercer a livre escolha.

 Já as operadoras argumentaram que o consumidor sempre teve o direito de procurar a operadora que lhe conviesse pagando o valor total do aparelho celular. E destacaram que “para conceder determinados benefícios, a operadora arca com o preço do aparelho e acaba por transportar determinados encargos para o mercado”. Segundo elas, a prática, conhecida como fidelização, é, permitida pela Anatel.

 Mas o relator do processo, desembargador Souza Prudente, discordou dos argumentos das empresas. “O bloqueio técnico dos aparelhos celulares configura uma violência contra o consumidor”, destacou o relator ao alterar a sentença de primeira instância para determinar que as operadoras de telefonia móvel se abstenham da prática de bloqueio técnico dos aparelhos celulares. As empresas ainda podem recorrer da decisão.

 A Vivo informou, por meio de sua assessoria que vai recorrer da decisão. Oi informou, também por meio de sua assessoria, que irá avaliar a decisão e não fará comentários neste momento. A Claro não comentou a decisão. Já a TIM não foi localizada neste sábado.

 Fonte: O Globo Online

0 comentários: