Images

Saiba como pagar menos juros na hora de financiar


Cada modalidade de financiamento oferece taxas de juros diferentes, que também podem variar conforme o valor do imóvel, a renda do comprador e do tipo de relacionamento que o cliente tem com o banco que deseja financiar o imóvel.

O vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, José Vieira Dutra Sobrinho, diz que, além do tipo de relacionamento, a pesquisa é o que realmente vai fazer o cliente encontrar a melhor taxa de juros.

"Muitos não vão pesquisar e fecham negócio direto com o banco em que tem conta, o que pode não ser o melhor negócio. Recomendo que vá até outros bancos e encontre taxas menores, assim é só negociar para que cheguem na taxa oferecida pelo concorrente", diz Dutra.

Além das taxas de juros, o economista alerta para os valores cobrados pelos seguros: "Os valores dos seguros variam de idade para idade e, principalmente, de banco para banco, podendo aumentar em até 4% o valor das parcelas do financiamento".

Uso do FGTS garante juros menores
Na Caixa Econômica há duas modalidades de carta de crédito mais praticadas, a que faz uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e outra onde é utilizado o SPBE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

As taxas de juros para quem tem renda familiar entre R$ 465 e R$ 5.400 e pretende usar o FGTS na compra varia de 5% a 6% a.a + TR, a mesma taxa de juros praticada pelo programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Para quem tem conta de FGTS a mais de três anos, ainda conta com um desconto de 0,5% nos juros.

Já quem não tem o benefício do fundo de garantia vai pagar 7,16% ou 8,16% a.a. + TR, conforme a renda familiar.

Quem quiser usar a poupança também paga taxas diferentes, que podem variar entre 7,8% e 9,9% a.a., dependendo do tipo de relacionamento que o cliente tem com o banco.

Um comprador que quer apenas fazer um financiamento, sem abrir conta, por exemplo, vai pagar juros mais altos. É o caso da chamada taxa balcão, destinada apenas para quem deseja aproveitar os juros de determinado banco, sem ser um cliente efetivo, com conta corrente ou salário, cartão de crédito e cheque especial.

Quem tem o pacote de produtos, que inclui conta conta corrente com cheque especial ou conta salário, pagará uma taxa intermediária. Existe um pacote mais completo de serviços que oferece juros menores de financiamento para quem quer usar a poupança.

Segundo o economista Dutra, a Caixa Econômica Federal é a instituição que oferece as menores taxas do mercado no momento, mas ela pratica seu financiamento por meio da Tabela SAC, que oferece parcelas decrescentes. Já os demais bancos, também trabalham com a SAC, mas também com a Tabela Prime, que oferece parcelas fixas.

Para muitos, a SAC pode ser uma desvantagem no início, já que as parcelas podem chegar a ser 30% mais caras que as oferecidas pela Price.

"Uma hora as parcelas se igualam, mas depois, os financiamentos feitos pela SAC, ficam com parcelas até 1/4 do valor da Prime. Vale comparar a SAC da Caixa Econômica com os demais bancos e mais uma vez pechinchar", explica Dutra.

Fonte: Terra

0 comentários: