Images

Polícia dá dicas para consumidor não cair em golpes


Quem está pensando em fazer as compras de fim de ano pela internet e não quer ser mais uma vítima de golpes virtuais deve seguir algumas dicas da Polícia Civil.

A postura adotada pelo comprador ajuda na prevenção de golpes. É possível comprar com segurança de acordo com o investigador, Michel Weiler Neves. Mantenha seu computador livre de vírus, pois eles podem registrar os dados digitados como senha de banco ou números de cartões de crédito e débito. “Muito cuidado com os e-mails desconhecidos de correntes, visualização de fotos ou coisas parecidas. Ao abrir, a impressão que temos é de que nada aconteceu, mas um programa espião se instala na máquina e copia todos os dados do computador, facilitando o golpe”, explica o especialista em segurança da informação.

Comprar em sites confiáveis, que já possuam credibilidade é importante nas compras realizadas pela internet. De acordo com a polícia, os sites seguros contam com o ícone de um cadeado no navegador, uma garantia de que o endereço é confiável para utilização. Os sites que fazem o serviço de intermediação de vendas também devem receber atenção especial na hora da compra. “Não adianta só o site ser seguro, nos casos em que um site intermedeie o relacionamento da empresa com o cliente, é preciso que o anunciante também seja confiável”, alerta o investigador.

O especialista em internet ressalta que é preciso desconfiar de ofertas absurdas e muito boas. “Ninguém faz boa ação pela internet, produtos muito baratos e muito fora do preço praticado no mercado geralmente são golpes”. Pesquisar também ajuda a descobrir se alguma oferta está muito abaixo do preço de mercado.
O consumidor que se sentir lesado em compras realizadas na rede deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para registrar uma ocorrência notificando a ação para a polícia.

Fonte: correiodoestado.com.br

0 comentários: