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Bancos são notificados pelo governo

Seis das maiores instituições financeiras terão de esclarecer melhor valor de tarifas Rio - 
 
 As seis maiores instituições financeiras do país foram notificadas ontem pelo governo federal por não darem informações suficientes aos clientes sobre as tarifas cobradas pelos serviços bancários. Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander têm dez dias para apresentar defesa.
 
 A notificação foi feita pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC). Segundo o órgão, existem indícios da falta de informações sobre pacotes bancários e sobre os serviços que são essenciais e gratuitos ao consumidor. A ausência de esclarecimentos dificultaria a escolha por parte do cidadão.
 
 Na notificação, a Secretaria Nacional do Consumidor exigiu informações sobre a quantidade, a composição e o preço dos pacotes disponíveis para contratação pelo consumidor pessoa física. O órgão questionou, ainda, a forma como o pacote padronizado de serviços, criado por meio de uma resolução do Conselho Monetário Nacional, é oferecido ao consumidor. Esse pacote deve ser obrigatoriamente oferecido por todos os bancos.
 
 As empresas têm o prazo de dez dias para responder aos questionamentos, e apresentar os documentos solicitados, que serão avaliados pelos técnicos do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e do Banco Central (BC). Mediante o posicionamento das instituições financeiras os órgãos adotarão as medidas necessárias.
 
 Bancos se defendem das críticas
 Bradesco e HSBC informaram, por meio de notas oficiais , que vão prestar esclarecimentos no prazo. Também em comunicado, o Santander afirmou que ‘realiza suas atividades em conformidade com as regras legais vigentes’. Já o Itaú Unibanco disse que ‘suas práticas encontram-se adequadas às normas vigentes e que prestará todos os esclarecimentos necessários’.
 
 O Banco do Brasil também informou que vai prestar todos os esclarecimentos e disse que ‘cumpre integralmente as normas do Banco Central relacionadas à oferta de produtos’. A Caixa afirmou que ‘tem como política esclarecer aos clientes, com transparência, as condições de seus produtos e serviços’.
 
Fonte: O Dia Online

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