Images

Artigo: Semana do Consumidor: dos direitos à prática

 
*George Valentim é Coordenador geral do Procon Fortaleza
 hoje (11) a sexta-feira (15), comemoramos a Semana do Consumidor. Um momento importante para a conscientização popular quanto aos direitos do consumidor e para a divulgação dos meios, entidades e instrumentos hoje ao alcance da população, para fazer valer esses direitos. É com muita satisfação que o Procon Fortaleza, nesta nova fase, se soma ao Procon Assembleia, ao Decon, ao Núcleo de Educação do Consumidor, da UFC, à OAB-CE e à Associação Brasileira de Economia Doméstica para promover, ao longo da semana, uma série de atividades ligadas à defesa dos chamados direitos consumeristas e à educação para o consumo consciente.

Diariamente, no Procon Fortaleza, instância de ação da Prefeitura de Fortaleza nessa área essencial à sociedade, temos novos exemplos a confirmar a importância desse tema. De modo acessível ao cidadão, seja em nossa sede no Centro da cidade, seja através do Procon Itinerante nos bairros, com estrutura renovada e um ampliado leque de serviços, firmamos uma intensa e continuada parceria com o povo, em prol do respeito ao consumidor e de relações de consumo mais justas. Centenas de casos chegam todos os dias ao Procon, que atua facilitando o diálogo entre o consumidor e as empresas e prestadores de serviço, sempre procurando soluções rápidas e efetivas para cada situação.
 
Nesta semana em que destacamos o Dia Mundial do Consumidor (celebrado em 15 de março), convidamos toda a sociedade a compartilhar essas reflexões e práticas sobre os Direitos do Consumidor. Das orientações sobre material escolar ao direito à segurança em casas de espetáculos, da telefonia à energia elétrica, dos produtos e serviços do cotidiano à aquisição da sonhada casa própria, o direito do consumidor perpassa uma imensa variedade de aplicações. Sua força, expressa há 22 anos no Código de Defesa do Consumidor, é construída dia a dia, na hora, na rua, na praça, no contato direto com a população.
 
Assim, temos a honra e a responsabilidade de reforçar aos cidadãos a mensagem de que, para a garantia de seus direitos, podem contar com o Procon Fortaleza. Temos ainda o prazer de convidá-los a participar das atividades da Semana do Consumidor – em tempos de preparação para os grandes eventos esportivos que nossa cidade receberá, tendo como tema “Justiça para o consumidor turista agora”. Mas ampliando as discussões e ações, para que todos os consumidores tenham, cada vez mais, seus direitos plenamente respeitados.

*George Valentim é Coordenador geral do Procon Fortaleza
 
Fonte: O Povo
 
 

0 comentários: