Images

Consumidores devem ficar atentos aos brindes dentro dos ovos


Os ovos de chocolate são a grande atração do comércio na Páscoa. Existem tamanhos, marcas e recheios para todos os gostos, mas eles fazem sucesso mesmo é entre o público infantil. Para atrair a preferência dos pequenos, as empresas recorrem a embalagens chamativas, promoções e aos famosos brinquedos dentro dos ovos. Mas é importante o consumidor ficar atento, porque estes brindes precisam ser certificados pelo Inmetro.

O diretor técnico do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Alagoas (Inmeq/AL), Silvino Gonzaga Bentes, explica os requisitos que devem ser observados na hora da compra. “Se o brinde for brinquedo, precisa ter a certificação do Inmetro. O selo vem na embalagem do brinde. Já a embalagem do ovo deve trazer a informação de que há no conteúdo um brinquedo certificado e também a faixa etária da criança que pode receber o produto”, expõe ele.
 As exigências buscam diminuir os acidentes de consumo que põem em risco a saúde e a segurança das crianças. Antes de receberem o selo do Inmetro, os brinquedos passam por um procedimento de certificação que avalia os itens de segurança, como partes perfurantes e cortantes; as partes pequenas e o risco de ingestão; riscos químicos, que leva em consideração a presença de tintas e metais nocivos à saúde, dentre outros elementos.

A professora Verônica Barros foi às compras de Páscoa acompanhada pela sobrinha Victória de Carvalho, de 6 anos. Apesar de deixar a sobrinha à vontade para escolher os ovos, ela fica atenta à segurança do produto. “Geralmente os brinquedos são muito pequenos, então, mesmo deixando ela escolher, eu verifico se há algum risco. Se tiver, eu tento convencê-la a escolher outro”, comenta Verônica.
 
 Embalagens
 Outro cuidado importante daqueles que vão comprar ovos de chocolate para presentear crianças devem ter é com relação à embalagem. “De um modo geral, os pais devem observar  também às embalagens que normalmente são plásticas ou que contenham grampos, fitas, entre outros, porque esses materiais são perigosos”, afirma o diretor técnico do Inmeq/AL, que lembra também que as embalagens não podem ser de material tóxico ou mesmo transferir o gosto do plástico para o alimento.
 
Para o pediatra Cláudio Soriano, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, é preciso que haja uma cultura de prevenção, a fim de evitar que danos maiores ocorram. “Toda nossa preocupação deve ser no sentido de que a criança deve ser protegida e isso tem que ser feito pelos pais. Existe uma quantidade muito grande de crianças com sequelas gravíssimas causadas pela ingestão de brinquedos muito pequenos”, alerta ele.

Caso o consumidor identifique alguma irregularidade nos brinquedos que vieram como brinde dentro de ovos de chocolate, pode denunciar ao Imeq/AL, bem como se dirigir à Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) para requerer os direitos.  “Se o consumidor verificar qualquer anomalia ou defeito, pode comparecer ao Procon munido da nota fiscal e do produto danificado para formalizar a reclamação e o órgão tomará as medidas cabíveis”, orienta o gerente de atendimento do Procon, Denis Malta.
 
Fonte: G1 notícias

0 comentários: