Images

Procon Fortaleza: Audiência Virtual tem aumento de 27% neste ano.


De janeiro até 15 de abril deste mês, foram registrados 46 atendimentos no serviço Audiência Virtual, mantido pelo Procon Fortaleza. No ano passado, em igual período, verificaram-se um total de 36 ocorrências, o que implica num aumento de 27%. A estatística do órgão também constata que as reclamações representam cerca da metade dos atendimentos que acontecem virtualmente.

O coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim, explica que o serviço tem por finalidade oferecer maior comunidade para os usuários que estejam com dificuldades de locomoção para exercer o direito da reclamação, ou mesmo nos casos de pessoas que se encontram viajando. A Audiência Virtual é pioneira em todo o País e os resultados nos trâmites são idênticos à audiência presencial.

Para abrir uma reclamação virtual, primeiramente o consumidor precisa obrigatoriamente residir na cidade de Fortaleza, depois disto precisa ter uma conta de usuário do Skype e uma Webcam instalada no computador. Após isto, deve-se acessar o site http://www.fortaleza.ce.gov.br/procon, clicar no link de Audiência Virtual e realizar o cadastro. Logo após esta etapa o consumidor recebe em seu e-mail uma senha provisória para acessar o portal juntamente com seu e-mail. Depois de acessado o consumidor cadastra a sua reclamação, tendo como prazo máximo de resposta 15 dias úteis, expirando este prazo o mesmo poderá marcar a audiência que acontece por meio de uma vídeo conferência gravada e salva no computador.

Caso haja acordo na audiência, o processo é tido como encerrado e é arquivado. Caso não haja acordo na audiência o consumidor tem o direito de remarcar a audiência até no máximo duas vezes ou poderá ser encaminhado pelo conciliador para pleitear seus direitos junto ao Poder Judiciário.

0 comentários: