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Procon Fortaleza: OI lidera queixa, mas busca soluções


A operadora de telefonia OI conquistou, em 2012, uma marca que nenhuma empresa gostaria de ter: a de companhia com o maior número de reclamações na Capital cearense. A informação é do Procon Fortaleza, que divulgou ontem um levantamento com as 30 marcas que mais deram dor de cabeça ao consumidor no ano passado. Conforme tais informações, a OI foi responsável por 186 das 2.534 reclamações que chegara à entidade.

"É a primeira vez que a Prefeitura de Fortaleza realizou esse procedimento, que passará a ser anual. É um indicador sério e preciso, pois leva em conta apenas as reclamações consideradas pertinentes", informa o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.

Apesar de ter sido a empresa que mais recebeu reclamações no ano passado, a OI também foi uma das companhias que mais atenderam às solicitações de seus clientes, já que o índice de solução foi de 91,9%. Em nota, a operadora de telefonia afirmou que "investiu R$ 6,6 bilhões em 2012, com foco na expansão da rede e na qualidade dos serviços prestados a seus clientes e que, para este ano, a companhia prevê mais R$ 6 bilhões de investimentos em todo o país".

Banco e comércio

Assim como a telefonia móvel, o setor bancário e o comércio também registraram índices relevantes de problemas com os consumidores no ano passado, segundo o Procon. O Bradesco, aliás, aparece na segunda colocação entre as empresas que mais receberam reclamações do público de Fortaleza, tendo registrado 87, sendo que apenas 65,5% (57) foram solucionadas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a instituição financeira informou que "reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco". Na mesma nota em que comentou sua colocação no ranking, o Bradesco avisou que vem tomando medidas para melhorar seus serviços. "Entre as ações adotadas, está a adoção de medidas com as áreas internas, a fim corrigir falhas e melhorar cada vez mais a qualidade do atendimento", diz a nota. O comércio acabou sendo representado pela Rabelo no levantamento do Procon Fortaleza. A empresa recebeu 61 reclamações (ficou na terceira posição) em 2012 e solucionou 41 delas (67,2% do total). De acordo com o advogado da empresa, Felipe Corrêa, o estabelecimento tem consciência dos dados e vem tentando solucionar o máximo de problemas. "O atendimento superou as expectativas", disse.

Caixa atende menos

Embora não tenha recebido muitas reclamações no ano passado - foram 28 -, a Caixa Econômica Federal se destacou negativamente por ter sido a entidade que menos atendeu às reclamações de seus clientes, já que solucionou apenas 35,7% dos problemas que chegaram ao Procon, quase a metade da média geral de soluções, que foi de 66%.

Procurada pela reportagem, a Caixa informou que "desconhece o teor" do levantamento e que não divulgará nenhum posicionamento sobre o ranking.

Problemas mais reclamados

Entre as reclamações mais comuns recebidas pelo Procon em 2012, as de problemas com cobrança indevida aparecem na primeira posição, com 31,7% do total. Garantia de produtos (23,6%) e vício de itens (22,8%) surgem em seguida. (Com as informações do Diário do Nordeste).

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