Images

Procon Fortaleza propõe meia tarifa para idosos em estacionamentos

O Procon Fortaleza participou na última segunda-feira (05/08), de audiência pública realizada na Câmara Municipal. A pauta do debate foi a normatização dos estacionamentos na Capital. O órgão de defesa do consumidor apresentou uma série de sugestões para normatizar os estabelecimentos, dentre elas a meia tarifa para idosos a partir de 60 anos.

 Dentre as questões levantadas durante o encontro, está a cobrança abusiva em relação ao fracionamento de horas.  Defendeu-se também aumentar o tempo de tolerância nos estacionamentos, bem como a proibição da cobrança de qualquer valor ao consumidor, pela perda do ticket e ainda sugere a vedação do uso de placa informativa em que o estabelecimento não se responsabiliza por objetos deixados no interior do veículo.

 George Valentim, Coordenador Geral do Procon Fortaleza, ratificou o compromisso do órgão com o consumidor: “Estamos aqui para garantir que o Código de Defesa do Consumidor seja efetivado nos estacionamentos”. Ele destaca entre as propostas uma das mais importantes: “Os idosos estão amparados pelo seu Estatuto que garante, dentre outros benefícios, vagas exclusivas de estacionamento em locais públicos e privados, e gratuidade nos transportes coletivos. A sociedade e o Poder Público precisam viabilizar formas alternativas de participação, ocupação e convívio do idoso com as demais gerações. Assim, queremos estender este benefício também aos estacionamentos, através do pagamento da meia tarifa", defende.

 Além do Procon Fortaleza, também participaram do encontro, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, representantes do Decon,  Fecomércio, SindePark – Ce,  OAB, Associação dos Estacionamentos do Centro de Fortaleza e vários parlamentares.

0 comentários: