Images

93% apresentam queixas sobre telefonia

 Classificado como serviço essencial pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e, ironicamente, um dos que mais gera queixas dos consumidores na atualidade, a telefonia móvel segue, pelo segundo dia, como alvo das reclamações de usuários cearenses. No site do Diário do Nordeste, enquete revelou que mais de 93% dos votantes apontaram problemas no serviço das quatro operadoras em atuação no Estado. Só 7% disseram estar satisfeitos com o serviço de telefonia móvel e banda larga.

O problema das ligações intermitentes e mensagens chegando horas após o envio é uma constante na vida do médico Sávio Pinheiro, 56. Ele atende no Programa de Saúde da Família em quatro municípios do Interior cearense e conta que, maior que o trânsito dele entre as cidades, só a disposição para realizar mais de uma chamada para concluir uma conversa.

"Já foi pior, é verdade. Mas ainda acontece muito de a ligação cair e ter que ligar novamente. A internet, então, é muito lenta por aqui", detalha sobre o serviço da TIM entre Várzea Alegre, Farias Brito, Cariús e Juazeiro do Norte. Perguntado se nunca buscou um órgão de defesa do consumidor para tentar sanar o problema, Sávio foi sincero: "meu tempo é tão corrido, sou tão atarefado que nunca fui, mas já deu muita vontade".

Idas e vindas
A indisposição para enfrentar as filas do Procon também acomete o aposentado Antenor Cavalcante, 74, que já saiu da TIM para a Claro, não se satisfez e voltou para a antiga operadora. "Eu passo muitas mensagens religiosas, até para fora do Ceará, e sempre estourava meu limite de torpedos contratados. Mudei buscando melhorias, mas começaram a surgir falhas nos envios", lamenta. A mudança de operadora também fez parte do analista de suporte Carlos Alberto Teixeira, 30, e da noiva dele, Mirna Gaspar, 31. Os dois optaram pela Vivo em busca d e um serviço melhor "porque todos dizem que é uma das melhores operadoras", mas ainda assim enfrentaram problemas.

Troca
"Em geral, a Vivo é muito boa. Acho que a diferença mesmo fica só por conta do 3G. O dela (a noiva), que é pré-pago, é visivelmente pior. Mas eu troquei a Oi pela Vivo e não me arrependo", conta o analista.

Já a publicitária Talita Leandro optou pela Oi quando se mudou para Juazeiro do Norte para se comunicar com a mãe e só reclama de queda nas ligações. "Quando a minha mãe me liga, às vezes, dá desligado ou fora de área", reclama.

Repostas
Contactadas, TIM e Claro informaram que "não identificaram falhas na rede no dia de ontem. A Oi enviou comunicado afirmando "que sua rede móvel está funcionando normalmente no dia de hoje, 14/08 (ontem), em Fortaleza" e disponibilizou o atendimento via 13031 ou *144 para que os usuários relatem os problemas diretamente para as operadoras.

Também por meio de nota, a Vivo informou que "às 16h30 da tarde da última quarta-feira (13), os usuários da rede de dados da operadora, no Ceará, podem ter encontrado dificuldades para acessar a internet devido a rompimentos de cabos de fibra ótica que atendem à região", explicou.

Buscar compensação
Independentemente de qual for a tele que presta serviço, a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, aponta como melhor opção aos usuários com dificuldade em se comunicar via celular a abertura de uma reclamação em órgãos de defesa do consumidor.

"É muito importante ir ao Procon e reclamar do serviço que não está sendo prestado. Se a pessoa foi lesada, nós entramos com ação de compensação para reaver o prejuízo", afirmou, contando que, assim que a empresa é notificada, elas já respondem com uma proposta de acordo.

Cláudia ainda argumenta "que muitas empresas desmotivam o consumidor falando que ele vai só perder tempo e enfrentar fila no Procon, mas isso não é bem assim". "Nós temos uma fila grande, é verdade, mas é porque temos credibilidade. Nós conseguimos acordo para 76% das audiências", destaca.

Mais informações:
O atendimento no Procon Fortaleza é feito na Rua Major Facundo, 869, Centro, das 8 às 17h

Fonte: Diário do Nordeste

0 comentários: