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GREVE BANCÁRIA: Pagamento de contas!! 'Consumidor está totalmente amparado'

Sujeito às dificuldades impelidas por qualquer greve, no caso da paralisação dos bancários, o consumidor se vê, às vezes, perdido quando o desafio é manter suas contas em dia. Mas, segundo garante a coordenadora geral do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, "o cidadão está totalmente amparado", caso haja algum tipo de problema na quitação dos débitos.

"A greve não pode prejudicar o consumidor, independentemente se o pleito for legítimo ou não. No caso da greve nos bancos, as empresas têm de disponibilizar canais alternativos para que os clientes possam pagar suas dívidas", afirmou sobre o papel de empresas privadas, como operadoras de cartão de crédito, até as estatais que prestam serviços básicos como água e esgoto, ou os órgãos de trânsito que licenciam veículos.

Seja pela internet ou com correspondentes bancários autorizados, o objetivo é proporcionar ao cliente opções viáveis para que ele possa realizar o pagamento em tempo hábil, ou seja, antes do vencimento da fatura, "pois esta função cabe somente às empresas, pois elas são responsáveis por dominar todos estes canais".

Fazer a sua parte
"O consumidor, lógico, tem que fazer a parte dele e buscar o canal alternativo para pagar as contas. Afinal, é a obrigação dele. Agora, se o mesmo não conseguir efetuar o pagamento, é importante ele se resguardar com alguma prova", observa.

Cláudia indica que qualquer comprovante de que a tentativa foi feita é importante para a proteção do cliente junto ao CDC. "Desde um protocolo de atendimento no call center da empresa cobradora até uma foto retirada por ele mesmo de uma agência totalmente fechada, tudo vale. São coisas que parecem simples, mas que fazem toda a diferença na hora do conflito", diz.

No entanto, se mesmo após empenhar esforços para quitar as dívidas em dia e não obter sucesso, ainda vier uma cobrança a mais, a coordenadora executiva do órgão de defesa municipal afirma que "o consumidor pode entrar com recurso no Tribunal de Pequenas Causas e exigir indenização da empresa".

Comprovantes resguardam
De acordo com ela, caso a conta seja paga em dia e não seja identificada pelo cobrador, resultando em uma nova cobrança ou a incidência de juros sobre o valor inicial, o consumidor deve recorrer imediatamente ao Procon.

"A ideia é ele (o consumidor) guardar tudo o que foi emitido no momento do pagamento, nos quais devem estar detalhados o dia, a hora e o local do pagamento. Assim, ele garante a parte dele", aconselha.

Com provas, ele pode levar ao órgão de defesa do consumidor se for cobrado qualquer quantia a mais dele e requerer retratação. Comportamento como este, segundo informa a coordenadora do Procon Fortaleza, pode resultar em penalidade administrativa sobre as empresas.

Mais informações
 O atendimento no Procon Fortaleza pode ser feito no 151 (horário comercial) na sede do órgão, na Av. Major Facundo, 869, Centro


As informações são do Diário do Nordeste.

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