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Os cuidados com as compras de última hora

O Natal está a menos de uma semana e muitos consumidores deixaram as compras para a última hora. A estratégia pode ter consequências negativas para os compradores, como lojas lotadas, artigos com preços elevados e demora para encontrar o presente desejado.

Para facilitar as compras de Natal deixadas para os últimos dias, o economista Luís Eduardo Fontenelle reforça alguns pontos importantes para que os consumidores não tenham problemas.
A primeira dica é ir às compras com todos os itens em mente. “Fazer um planejamento, listar o que vai comprar e levar somente o valor necessário facilita muito a vida do consumidor, pois assim ele sabe realmente o que precisa ser comprado e não se endivida com tantos presentes.”

Outra dica é buscar os primeiros horários de funcionamento das lojas, pois os últimos dias são de muita lotação e isso pode dificultar o momento da escolha do presente. “O consumidor pode verificar pela internet que horas a loja abre e evitar, por exemplo, filas grandes”, sugere Luís Eduardo Fontenelle.

Cláudia Santos, coordenadora geral do Procon Fortaleza (Órgão de Proteção de Defesa do Consumidor), sugere que os consumidores fiquem atentos aos valores cobrados e à forma de pagamento. Ela explica que é comum o Procon receber denúncias de lojas que anunciam um valor pra o produto e no momento do pagamento esse valor é maior.

Cláudia afirma que a melhor maneira de pagar é à vista, pois o consumidor fica mais despreocupado em janeiro por não ter tantas contas a pagar. “Se o comprador optar por pagar com cartão de crédito e ainda parcelar a compra, ele deve verificar a partir de quantas parcelas a taxa de juros será cobrada.”

Troca
No momento da compra, é importante que o consumidor verifique a política de troca da loja. Segundo Cláudia, isso é fundamental para saber com até quantos dias pode-se trocar o item e quais condições.

Ainda segundo a coordenadora, compras feitas pela internet tem aumento e é uma opção acessível nesse fim de ano para quem não tem tempo de ir às lojas. Ela só alerta em relação à credibilidade do site e da empresa, e principalmente sobre os direitos do consumidor ao desistir da compra.

“O consumidor pode desistir do produto, como consta no Código de Defesa do Consumidor, ele tem 7 (sete) dias contados do seu recebimento para desistir do produto, sem qualquer explicação e receber o que pagou de volta.”

SERVIÇO
Disque Procon: 151
Para fazer denúncias através do site, acesse o link abaixo e clique no campo “Denúncia Virtual”.
www.fortaleza.ce.gov.br/procon

Dicas
1 O PREÇO cobrado deve ser o mesmo preço anunciado.
2 CASO adquira produto alimentício e só depois constatar que estava fora da validade, você poderá retornar para troca ou restituição do valor.
3 CASO compre brinquedos, verifique sempre a indicação de faixa etária do produto e se ele tem o selo o Inmetro.
4 VERIFIQUE as políticas de troca da loja em que está comprando.
5 EXIJA O cupom fiscal do produto que acabou de comprar. É a sua garantia caso seja necessário realizar uma troca posteriormente. (Fonte: Procon Fortaleza)

Publicada pelo O Povo On Line!

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