Apenas nos três primeiros dias de funcionamento, cerca de 4.236 consumidores já baixaram o aplicativo Procon Fortaleza, o que dá uma média de mais de mil downloads por dia. Desde que foi lançado, no último dia 9 de setembro, já foram realizadas 140 denúncias, segundo informou a assessoria do órgão.
Pelo aplicativo, é possível realizar e acompanhar denúncias contra empresas e prestadoras de serviços, além de consultar o ranking das empresas mais reclamadas e ter acesso a pesquisas de preços. Fiscais do Procon já averiguaram algumas denúncias feitas pelo aplicativo e constataram infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Android e iOS
O aplicativo Procon Fortaleza está disponível para aparelhos eletrônicos com o sistema Android e iOS. Para o sistema iOS, é preciso que o usuário busque no navegador padrão o seguinte endereço: http://applink.com.br/procon.fortaleza. Então, é só baixar o aplicativo. A denúncia pode ser feita de forma anônima, com toda a proteção ao cidadão.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, alerta que o aplicativo serve para realizar denúncias e não para abertura de reclamação que precisa ser feita no órgão, localizado na Rua Major Facundo, 869, no Centro.
"É bom deixar claro que, pelo aplicativo, é possível realizar uma denúncia de uma irregularidade contra o CDC que tenha um alcance coletivo, como, por exemplo, uma loja que cobra valor diferenciado no pagamento em dinheiro e cartão de crédito, cobrança por perda de comanda e outros", explicou.
Cláudia Santos informou ainda que a Prefeitura de Fortaleza está preparando uma ferramenta virtual para abertura de reclamação pela internet, o que vai trazer mais comodidade ao consumidor da capital.
Já na abertura de reclamação, o consumidor registra e abre uma reclamação de um problema pessoal, ou de terceiros, mediante procuração. Por exemplo, uma cobrança indevida de fatura de cartão de crédito ou de conta de telefone, problemas com sinal de internet, TV a cabo e outros.
Fonte: Diário do Nordeste
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