O Procon Fortaleza multou a empresa Motorola Brasil em R$ 1 milhão após denúncias de consumidores sobre a fragilidade da tela de aparelhos telefônicos. Segundo o órgão, consumidores alegaram que compraram aparelhos da marca com base em propagandas que prometiam resistência a quedas e impactos, mas o display dos aparelhos trincavam facilmente em quedas com dez centímetros de altura.
Ainda segundo o Procon, o número de reclamações contra a fabricante de smartphones aumentou 150% entre 1º de janeiro a 30 de novembro desse ano, quando foram registrados 173 reclamações, contra 69 em todo o ano passado. A empresa tem 10 dias para pagar a multa ou recorrer da penalidade.
Ainda segundo a denúncia de consumidores ao Procon Fortaleza, autorizadas da Motorola cobram até R$ 850,00 para o conserto do display, o que representa 80% do valor do produto nas lojas de revenda.
A Motorola informou ao G1 que não notificada sobre a multa e "aguarda notificação oficial para entender o motivo das reclamações". Em nota, a empresa diz que informações divulgadas pela marca mencionam que as telas destes aparelhos são mais resistentes a riscos. "Em momento algum, a empresa comunicou que o produto trazia uma tela mais resistente a queda ou quebra", diz a nota.
"A Motorola vai analisar todas as questões envolvidas para entender o caso e vai prestar todas as informações e esclarecimentos necessários ao Procon de Fortaleza", completa a empresa.
Para o Procon, a empresa veiculava publicidade enganosa, quando ofertava um produto no mercado que não condizia com as vantagens anunciadas, causando insatisfação e frustração aos consumidores que adquiriam os smartphones.
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, revelou que durante o processo administrativo, a empresa tomou uma atitude de total desrespeito aos consumidores, quando não compareceu e nem justificou nenhuma das denúncias. "Uma empresa que não se preocupa nem em analisar o aumento de denúncias e reclamações contra seus produtos demonstra o descaso com o consumidor", disse.
Do G1 CE
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