Images

Consumidor deve fugir das empresas que prometem limpar nome sujo

Com o aumento da inadimplência, os balcões do cadastro de negativados viraram um território para golpistas. De olho em mais de 60 milhões de brasileiros sujos na praça, essas empresas prometem limpar o nome cobrando uma "taxinha", mas somem com o dinheiro pago pelo "serviço".

"Não existe milagre. Não dá para limpar o nome sem pagar a dívida," diz Flávio Calife, economista do birô de crédito Boa Vista Serviços.

O problema é que propostas como essas, do tipo "trago a pessoa amada em três dias", são cada vez mais frequentes. O consumidor vai ao balcão de atendimento de Serasa Experian, Boa Vista Serviços ou SPC Brasil para consultar suas dívidas vencidas e é abordado por pessoas entregando folhetos.

"Alguns desses prestadores de serviço são sérios, mas desnecessários", afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

"Tem muita empresa [séria] que oferece o serviço como facilitador, mas a gente não indica. O consumidor já está numa situação financeira complicada e não precisa gastar dinheiro com algo que consegue de graça", diz.

Antes de contratar um intermediário, o consumidor tem de saber que não precisa gastar um centavo para tirar o nome do cadastro de negativados. Nos postos de atendimento, a consulta de quem são os credores e do tamanho da dívida é gratuita. Pela internet, apenas o SPC Brasil cobra pela consulta (veja quadro ao lado).

Pesquisa divulgada neste mês pelo SPC Brasil mostra que metade das pessoas que contrataram empresas para limpar o nome não obteve sucesso. Segundo o levantamento, 9,9% dos consumidores inadimplentes ou que estiveram nessa situação nos últimos 12 meses contrataram uma companhia para esse tipo de trabalho.

Dentre eles, 50,5% não conseguiram tirar o nome do cadastro de negativado. Entre aqueles que continuaram com restrições, menos de três em cada dez (27,5%) conseguiram recuperar todo o dinheiro investido.

LISTA DE GOLPES

Há formas de identificar um golpe para limpar nome. Alguém se ofereceu para tirar o nome da lista de negativados sem pagar a dívida? É golpe. Nesses casos, a empresa cobra um valor pelo serviço, mas desaparece logo após o pagamento da primeira parcela. Se uma empresa -que não seja o credor- oferecer um abatimento do tipo e pedir pagamento antecipado, recuse.

Um intermediário ofereceu desconto de mais de 80% no valor da dívida? Outro golpe. Nos feirões limpa nome, é possível conseguir abatimentos, mas concedido diretamente pelo próprio credor.

"O credor não é obrigado a negociar. As empresas estão abertas à negociação neste momento de crise, mas elas não são obrigadas a dar desconto nos juros ou na dívida", afirma Kawauti.

Prometeu utilizar logins e senhas dos birôs de proteção para retirar o nome do cadastro? Mais do que golpe, é crime. Nesse tipo de proposta, enviada por e-mail, a empresa explica que, "com tais logins e senhas, excluímos suas restrições sem a solicitação da empresa credora".

A empresa oferece ainda alterar a data em que a dívida é colocada no sistema em mais de cinco anos, prazo legal para que toda dívida expire? Isso também é ilegal.

Existem ainda escritórios de advocacia que cobram para entrar com uma liminar na Justiça para retirar o nome do consumidor do cadastro negativo. No entanto, Ana Flávia Cabrera Biasotti de Oliveira, diretora jurídica da Boa Vista SCPC, afirma que o consumidor volta a ter o nome sujo quando a liminar cai. 

Fonte: Folha Online 

0 comentários: