Images

Dicas para você quitar as dívidas


O primeiro passo para quem está endividado ou enfrenta dificuldades para pagar as dívidas quando recebe o salário é admitir, parar e tentar quitar o mais rápido possível, principalmente se a conta for no cartão de crédito ou cheque especial.


“Um dos primeiros erros é pagar só o valor mínimo da fatura do cartão de crédito ou ir passando cada vez mais dias no cheque especial”, comenta o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador da área de finanças pessoais, Érico Veras Marques. Ele também observa que às vezes a pessoa ganha R$ 2 mil, mas tem três cartões com limite de R$ 6 mil e sai gastando o que não pode pagar. Ele aponta ainda o erro das compras parceladas que somadas dão um grande valor.


O professor de Economia da Universidade de Fortaleza (Unifor), Allisson Martins, afirma que para quitar as dívidas, é necessário primeiramente saber qual o tamanho do problema. “Faça um levantamento completo das dívidas, taxas de juros e multas, e assim terá a exata noção do valor que precisa para quitar”, completa. Logo em seguida, sugere fazer um diagnóstico do orçamento familiar e realizar cortes de despesas necessárias.


Allisson explica que, após estes passos, será possível fazer uma “estratégia de combate” às dívidas. “Comece pelas dívidas que tragam prejuízos ao seu cotidiano, como os serviços básicos. Em seguida, tenha foco nas dívidas que apresentam as maiores taxas de juros”. Outra dica que ele dá é ir ao banco ou financeira e manifestar interesse em renegociar. Avalia que é bom esperar a oferta para quitar as dívidas, pois os credores também têm interesse em regularizar a situação. 

Vale a pena antecipar?
No caso de antecipação de parcelas, o economista Allisson indica pagar as últimas prestações, solicitando o desconto dos juros no pagamento. “Havendo possibilidade de concentrar as dívidas em um só local e com taxas de juros mais baixas é uma ótima estratégia, pois deixará o desafio mais fácil para vencer”.


O economista chefe do Instituto de Economia e Informação (Econ Prime), Jorge Nogueira, diz que vale a pena usar um dinheiro extra ou que sobrou para antecipar parcelas ou quitar dívidas. “É melhor quitar a dívida antecipadamente, pois o desconto do pagamento antecipado equivale ao aos juros do empréstimo que sempre é muito superior à taxa de aplicação”, afirma, considerando que outra forma simples e lógica é comparar a taxa do empréstimo gravada em contrato contra a taxa de aplicação. Se a taxa do empréstimo for maior que a da aplicação melhor é pagar antecipadamente. “A grande questão no estudo das dívidas não é o que se ganha e sim o que se deixa de perder”.


Em caso de dinheiro extra o professor Érico Marques defende guardar uma parte para casos de emergência. “A outra parte deve ser para quitar as dívidas mais caras, ou que tem as taxas de juros mais altas, o cartão de crédito e o cheque especial”, afirma, acrescentando que no geral as taxa de juros das dívidas são maiores que as das aplicações sem risco. Ele lembra que o pagamento das contas de água e luz também são prioritárias porque após um tempo de atraso são cortadas.

Saiba mais


Números de endividamento
A mais recente pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada em julho pela Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio-CE), mostrou que 64% dos consumidores da Capital possuem algum tipo de dívida

Com queda de quase 10 pontos ante o mês anterior (73,8%), o resultado foi o melhor apurado desde novembro de 2014, quando a taxa geral de endividamento foi de 58,4%


O Ceará ficou em terceiro lugar, entre os estados do Norte e Nordeste, no número de pessoas endividadas. Conforme estudo realizado por economistas da Serasa Experian e pela área de Big Data, o Acre ficou em 1º lugar no ranking da inadimplência entre as regiões

Já o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de Fortaleza em agosto, também apurado pela Fecomércio, apresenta crescimento de 2,6%, em relação ao mês de julho

Apesar de o indicador permanecer no campo que indica pessimismo por parte do consumidor, com 98,5 pontos, a melhora foi puxou a demanda por bens de consumo semiduráveis

O resultado do ICC de agosto decorreu da melhora combinada dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente subiu 4,8%, passando de 80,2 pontos em julho para 84,1 pontos neste mês; o Índice de Situação Futura elevou-se 1,5%, atingindo 108,2 pontos.

Fonte: Jornal O POVO

0 comentários: