Images

O cliente em primeiro lugar

(Realizada na vida profissional, Claudia Santos, Diretora Geral do PROCON FORTALEZA fala sobre sua carreira)


Por: Marina Brandão (estudante de jornalismo)





Nascida no dia 1 de abril, formada em Direito na Unifor e Filosofia na UECE, Cláudia Santos, filha da dona Josefa Holanda, atualmente diretora do PROCON é uma das mulheres realizada no seu âmbito profissional, determinada correu atrás dos seus objetivos e conseguiu fazer aquilo que ela diz que mais amava: defender o consumidor. 

Em um ambiente agradável no seu local de trabalho, especialmente na diretoria, Claudia Santos nos recebeu com muita atenção. A entrevista foi marcada para as 10 horas da manhã do dia 17/11 e foi pontualmente iniciada. Já dentro de sua sala ela nos conduziu há uma mesa ao lado. Bem humorada, respondendo todas as perguntas com respostas longas e sempre nos dando conhecimento através de situações da sua vida, sentada ela gesticulava com a mão e dava continuidade à entrevista. 

Descontraída ria de algumas situações ou até mesmo de algumas respostas que ela concedia. A defensora pública, Cláudia Santos sempre teve um objetivo na sua carreira acadêmica e profissional, onde seus pais não influenciaram nas suas escolhas porque sempre soube o que queria “nunca me influenciaram. Na verdade, eu sempre soube o que eu quis e o que não quis, então desde sempre eu sabia que eu ia fazer Direito e ia fazer Filosofia. Fiz Filosofia primeiro depois fiz Direito. Fiz Filosofia porque queria uma base pra fazer o Direito bem feito, então não teve influência não”. 

Influenciou seu irmão a fazer o curso de Direito, o qual ela se formou e ficou muito satisfeita, pois logo depois da sua formação acadêmica, sua vida profissional foi crescendo e realizando tudo aquilo que ela sempre quis: a defesa do consumidor, “eu me sinto realizada profissionalmente, porque quando você vê seus projetos acontecendo, se sente realizada, então é isso, me sinto realizada como profissional mesmo e também em poder ajudar as pessoas”. Seu primeiro estágio ainda quando estava cursando o último semestre na faculdade, foi o momento mais marcante da sua vida,  na condição de estagiária trabalhou no DECON e na Unifor, porque tinha meia bolsa. “eu comecei como estagiária no DECON e logo que me formei fui chamada para ser assessora jurídica na coordenação geral. Por lá eu fiquei oito anos fazendo atividades na assessoria jurídica, mas também fiz conciliação, atendimento, enfim passei por todos os setores do DECON. Depois que sai do DECON fui convidada para trabalhar com o deputado federal Chico Lopes” em seguida, para trabalhar no PROCON, onde lá ela iria focar cada vez mais naquilo que se especializou durante seus anos na faculdade, fazendo aquilo que ela ama “posteriormente fui convidada para vim aqui pro PROCON.

 Nesse intervalo, antes de chegar ao PROCON, presidi o Fórum Permanente Defesa do Consumidor, fui vice-presidente da Comissão Defesa do Consumidor da OAB aqui do Ceará e da OAB nacional. Fui presidente da Comissão da Defesa do Consumidor da Associação dos Advogados do Ceará, então a minha carreira foi sempre pautada na defesa do consumidor e os meus planos não podem ser diferentes, realmente são na área da defesa do consumidor, porque é a área que eu gosto. que eu escolhi, uma das que eu me especializei. 

Quanto aos projetos futuros eu não sei, só sei que terá sempre o viés na defesa do consumidor, seja ele qual for.” Valorizando muito os seus colegas de trabalho, Cláudia comenta sobre a importância de seus colegas e que geralmente sua relação com eles é muito boa, sempre se colocando no lugar dos outros, para tratá-los da melhor forma. “Olha esse papel de chefe não é muito simpático não, você quanto chefe, quanto líder é meio complicado, porque as pessoas na maioria das vezes não gostam muito de hierarquia. não é? Mas eu imagino que de uma forma geral é boa. Eu procuro sempre me colocar no lugar do outro, eu acho que é assim que tem que ser, a gente atende sempre as pessoas se colocando no lugar delas. Eu procuro exigir, claro, o óbvio que é o cumprimento do trabalho”. 

Ressalta a importância dos seus colegas de trabalho para dar continuidade ao seu trabalho e fazer aquilo acontecer, porque ali dentro o trabalho é coletivo, se um não ajudar o outro, as coisas não andam. De acordo com ela, “sozinha eu não faço nada, obviamente que tem que ter uma pessoa para conduzir, porque também se não tiver,  mas a equipe aqui também é muito boa e auxilia bastante”.

 Além da sua vida profissional, nunca se esqueceu de cuidar da sua família e sair com seus amigos. Para ela é importante os momentos que passam ao lado deles, sem estar nas redes sociais, porque na sua opinião a tecnologia na maioria das vezes atrapalha o convívio entre os amigos e familiares, são momentos que para ela é de extrema importância “a gente tem que recarregar as energias, é importante né?. Mas sair com os amigos, sair para conversar, não pra ficar nas redes sociais porque tem situação, por exemplo, que você está com quatro amigos aqui e cada um na rede social, às vezes você está do lado e conversando no whatsapp e com a pessoa do seu lado. Essa tecnologia é muito legal sabe, eu acho perfeita, mas a gente tem que ter muito cuidado, para muitas vezes não estar se privando de ter a companhia da pessoa quando ela estar do seu lado, mas na rede social”. Como sua vida é muito corrida, cheio de trabalho, as vezes fica difícil não separar trabalho em casa, mas ressalta que é bom ter aquele momento com a família e esquecer um pouco do trabalho, muitas vezes realmente diz que leva trabalho para casa, mas sem descuidar da minha parte familiar, mas segundo ela isso não acontece com freqüência. “Eu sei exatamente separar o meu horário de trabalho, obviamente eu trabalho muito em casa, mas isso sem descuidar da área familiar, porque é importante também, na verdade pra você estar bem no seu trabalho, você precisa estar bem em todas as áreas, é claro que no trabalho é onde você passa mais tempo, então você tem que procurar realmente fazer todo o seu trabalho durante o expediente. Isso não acontece normalmente comigo porque a gente tem vários canais de atendimento, por exemplo, a fan page do PROCON no faceboock, em que eu particularmente acompanho, no que diz respeito às respostas dadas para o consumidor”. 

Sobre a sua atual instituição em qual trabalha, o PROCON Fortaleza que fica situado no centro da cidade, a defensora pública se sente contente trabalhando naquilo que gosta e comenta sobre “o PROCON dentre as instituições, só perde em credibilidade, segundo a pesquisa do Ministério da Justiça, para a Igreja e o Corpo de Bombeiros, então você ver a credibilidade que existe no PROCON e em âmbito nacional”. Sobre projetos que a instituição realizou para a melhoria no atendimento com os consumidores, os funcionários tiveram um curso realizado pela a Escola de Defesa do Consumidor “recentemente trouxemos a Escola Nacional da Defesa do Consumidor, que é uma Escola do Ministério da Justiça, os professores da escola vieram para Fortaleza para dá um curso só para os funcionários do PROCON, então todos participaram, atendimento, fiscalização, todos de modo geral, a qualidade dos profissionais também passa pela capacitação técnica, a gente procura fazer esse trabalho e sempre tratar os outros com cordialidade, procurando entender, a situação da pessoa, eu acho que a mulher de forma geral, cumpre bem esse papel, a mulher tem mais sensibilidade. Não fazendo ai uma distinção entre homem e mulher, não é isso não, eu acho que a mulher tem mais sensibilidade porque ela faz várias coisas ao mesmo tempo, ela é mãe, ela é esposa, ela é namorada, então ela tem mais sensibilidade para compreender o todo, então acho que é mais fácil essa convivência, agora efetivamente o que eles acham ai é com eles né (risos)”.

Cláudia tem certeza dos seus projetos em relação a sua carreira profissional: a defesa do consumidor, mas em relação o que pode acontecer futuramente é uma incógnita, segundo ela muitas coisas podem acontecer pela frente, mas aconteceram coisas na sua profissão que marcou muito, destacou um deles “a titularidade daqui, eu acho que é realmente isso que vai marcar mesmo na minha carreira, pelo fato de atuar na área da defesa do consumidor, é isso mesmo. Graças a Deus as coisas caminharam né, eu digo sempre o seguinte: quando Deus quer lhe abençoar, ele encontra os caminhos, porque realmente eu nunca imaginava que isso fosse acontecer, eu ser a titular. Fui convidada para ser executiva, então eu não tinha essa intenção, não tinha esse objetivo, não é uma coisa que passava na minha cabeça, pra mim já estava bom demais como executiva, porque eu já estava em um órgão da defesa do consumidor, mas como Deus tem planos na sua vida, que a gente não sabe, quando Ele quer lhe abençoar, Ele lhe abençoa, então aconteceu". 

Sobre um dos seus projetos mais recentes, “Pizza Legal” que é onde impedem às pizzarias de cobrar o preço pelo sabor da pizza mais cara, quando o consumidor pede dois sabores, ela comenta e dá sua versão perante sua posição quanto a esse projeto que só tem a beneficiar o consumidor “estar sendo um sucesso essa ação, ela iniciou no dia 9, é uma ação inicialmente educativa, entregando notificação às empresas, para se adequarem em cinco dias, a receptividade tem sido boa em relação às empresas, eles tão sensíveis a se adequarem, até porque o objetivo inicialmente é educativo, mas posteriormente a fiscalização vai voltar e será punitiva se não se adequarem. Então na verdade, o que o PROCON Fortaleza só quer é que o consumidor pague um preço justo e qual é o preço justo? É você pagar o que efetivamente consumiu. Até porque isso não traz nenhum prejuízo para as pizzarias, já que eles fazem na hora, então não é justo o consumidor pagar mais caro, o justo é isso é pagar o preço justo do que ele efetivamente consumiu. Agora o que é que representa para o consumidor na prática, representa ganho porque você imagina aí a quantidade de pessoas que consomem pizza e a quantidade de pessoas que estavam pagando o preço a mais; e não é nada não, mas você vê a economia, se você for pra ponta do lápis, acaba que com aquele dinheiro que você pagou a mais, o excedente, dá pra você até comprar outra pizza”. 

O projeto teve uma proporção nacional onde vários jornais comentaram sobre, onde ela concedeu entrevista para o Fantástico, outros meios de comunicação noticiaram sobre esse assunto “teve uma dimensão nacional, pra você ter uma ideia o fantástico fez uma matéria em relação a  posição do Procon, já saiu uma matéria também no Bom Dia Brasil, todos os jornais do país, então ganhou uma dimensão nacional.” Fala sobre os projetos para a melhoria da relação com o consumidor, que segundo ela possivelmente irá abrir um núcleo de atendimento no shopping Rio Mar, se tudo ocorrer bem. Cláudia Santos se diz abençoada por Deus e feliz em tudo que faz, “ Deus me ajuda demais sabe, primeiro porque Ele me guia e me orienta, é claro que temos também os percalços do dia à dia, mas os meus projetos relacionados à defesa do consumidor, no âmbito geral tem tido êxito”.

0 comentários: