Images

Procon Fortaleza alega falta de informações sobre regras do cartão de crédito

No primeiro dia de funcionamento das novas regras do rotativo do cartão de crédito, estabelecidas pelo Banco Central, o Procon Fortaleza recebeu denúncias de consumidores, que relataram falta de clareza e informações sobre as mudanças. O Procon enviou recomendação à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), para que prestem esclarecimentos aos consumidores sobre as novas medidas.

De acordo com determinação do Banco Central, divulgada em 26 de janeiro, a partir de agora, os clientes terão restrições para fazer o pagamento mínimo da fatura e acessar o crédito rotativo. Diferente do que ocorria antes, quem optar por pagar o valor mínimo da fatura não poderá fazer essa opção por vários meses consecutivos.

A restrição foi criada para coibir o uso do rotativo e obrigar os bancos a oferecer uma solução de parcelamento para o cartão de crédito com juros mais baratos. A taxa de juro do rotativo encerrou 2016 em 484,6% ao ano, segundo dados do Banco Central, que considera a média de todas as instituições financeiras.

Para o Procon, as medidas são positivas, mas necessitam de informações sobre as condições de financiamento, como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo. No ano passado, o cartão de crédito foi o assunto mais reclamado por consumidores na capital, somando 3.753 reclamações contra 3.244 atendimentos em 2015, um aumento de 15,69%.

O Procon alerta que, mesmo com as novas regras de parcelamento do rotativo do cartão de crédito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), no artigo 52, garante o direito de liquidar a dívida antecipadamente, total ou parcialmente, com redução proporcional dos juros e demais encargos. Isso significa que um consumidor, mesmo tendo contratado o parcelamento do rotativo, tem direito à redução de juros e encargos já calculados, caso antecipe o pagamento da dívida.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, esclarece que, em nenhuma hipótese, o parcelamento deve se dar de forma automática. "Seja qual for a dívida, a contratação do financiamento deve ter a concordância do consumidor". Ela também lembra que, caso o limite do cartão de crédito não tenha sido integralmente utilizado, o consumidor poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura.

Como funcionou até agora?
Antes da mudança, para não ficar inadimplente, o consumidor precisava pagar ao menos 15% do valor da fatura de seu cartão de crédito (pagamento mínimo) até o vencimento da fatura. O restante da dívida ficava para o mês seguinte, sujeito aos juros do cartão considerados proibitivos.

No mês seguinte, o cliente receberia a fatura com o saldo da dívida do mês anterior acrescido dos juros. Se não conseguisse pagar o valor integral, ele poderia, então, fazer novamente o pagamento mínimo de 15%, no mesmo processo anterior, e assim sucessivamente. Daí surge a metáfora da “bola de neve” associada frequentemente ao uso do rotativo do cartão de crédito.

O que muda?
A partir desta segunda (3), o consumidor que não conseguir fazer o pagamento integral de sua fatura do cartão de crédito poderá fazer o pagamento mínimo de 15% apenas por um mês. Na fatura seguinte, ele não poderá repetir o processo, pois o banco é obrigado a oferecer uma linha de crédito para que o consumidor parcele a sua dívida.

O cliente negocia então um prazo e uma taxa de juros para pagar a pendência. Entre os grandes bancos brasileiros, quatro já anunciaram as taxas que vão ser oferecidas – todas menores que os atuais juros do cartão, variando de 0,99% a 9,99% ao mês.

Na prática, em vez de alongar indefinidamente sua dívida fazendo o pagamento mínimo da fatura por vários meses consecutivos, o cliente terá de assumir o financiamento de sua dívida com prazo determinado e juros menores.

É importante destacar que, pelas novas regras, o cliente ainda pode fazer o pagamento integral de sua dívida a qualquer momento, mesmo antes do vencimento da próxima parcela.

Como renegociar uma dívida
O Procon Fortaleza mantém uma linha de renegociação de dívidas de consumidores com as empresas. O consumidor pode se dirigir a uma das unidades do órgão, portando cópias da documentação pessoal e do comprovante de endereço na capital e ainda de faturas de cobrança ou de contratos que comprovem a transação com a empresa. Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor 151.

Fonte: G1/CE

0 comentários: