Images

Procon Fortaleza registra 68% de acordos em mutirão

O Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), divulgou ontem, o balanço do Mutirão de Renegociação de Dívidas, realizado entre os dias 11 e 15 últimos. A ação foi uma das atividades em comemoração aos 27 anos do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Bancos, operadoras de cartão de crédito e concessionária de energia elétrica foram as mais demandadas. Dos 762 atendimentos, 519 obtiveram acordos, o que representa 68% do total.

Algumas empresas resolveram até 100% dos casos reclamados, reduzindo juros e multas e ainda parcelando o valor das dívidas. Um dos casos que chamou a atenção dos atendentes do órgão de defesa do consumidor foi uma dívida bancária de R$ 52.943,72. Neste caso, o Procon conseguiu um desconto para o cliente do banco, de 85% do valor da dívida, que foi reduzida para R$ 7.941,00 e ainda parcelada em 18 vezes.

O Procon informa que os consumidores terão uma nova oportunidade de participar de outra maratona de renegociações, entre os dias 25 e 29 deste mês. Também, neste período, ocorrerão 411 audiências de conciliação para casos de endividamento com empresas que não aderiram ao evento que foi realizado na semana passada.

Para a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, o evento superou as expectativas. “O mutirão foi um sucesso. Conseguimos auxiliar os consumidores a liquidar dívidas e, principalmente, devolver a dignidade para pessoas que estavam sem credibilidade no comércio”, avaliou. A diretora também alerta que é necessário cautela para não adquirir um novo endividamento e perder a capacidade de honrar com o acordo firmado.

Fonte: Jornal O Estado.

0 comentários: