Images

Aproveite a folia sem extrapolar o orçamento


Fevereiro chegou e os preparativos para o Carnaval estão na reta final. A maioria dos foliões costuma sair da Capital cearense em direção ao litoral, o que significa gastos com hospedagem, transporte e alimentação fora de casa. O segredo para economizar e não ter dor de cabeça com os serviços contratados é o planejamento e a atenção.
O período momino coincide com a época de contas extras do início do ano e o primeiro passo para que os gastos não pesem demais no bolso é a avaliação do orçamento disponível para os dias de festa, orienta Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O professor sugere que os brincantes pesquisem o quanto antes o valor da passagem e da hospedagem em sites de busca. "Use pontos do cartão de crédito para a compra das passagens. Lembre-se também que além de hotéis, a maioria dos destinos de férias oferece uma variedade de outras opções de hospedagem para explorar".
A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, alerta para os cuidados necessários para garantir o cumprimento dos direitos do consumidor. "As empresas de transporte terrestre são obrigadas a emitir os bilhetes de passagens com o nome e o CPF do passageiro e se o ônibus demorar mais de uma hora para sair, a empresa deverá providenciar o embarque em veículo de outra companhia, sem prejuízo para o passageiro, ou terá que devolver o valor do bilhete", diz. Em caso de atrasos acima de três horas, a empresa tem que oferecer alimentação e hospedagem.
Cláudia acrescenta que em casos de desistência, os passageiros devem fazer o pedido por escrito até três horas antes do embarque. A empresa está autorizada a cobrar uma taxa de reembolso de, no máximo, 5% do valor do bilhete. Já para remarcação de passagem, a taxa que poderá ser cobrada não pode passar de 20%. "Em relação à hospedagem, pedimos que guardem os anúncios e propagandas dos eventos, bem como os recibos e comprovantes de pagamento. Ao alugar uma casa, busque informações sobre a realidade do local e fique atento às condições do contrato", esclarece.
Ricardo Teixeira, no entanto, ressalta que não vale viajar para curtir a festa e se apertar financeiramente. "Curta o Carnaval de rua. Geralmente as festas fechadas têm preços mais salgados que o normal, portanto, busque na internet os blocos de rua que mais te agradem e caia na folia", relata o professor. Teixeira recomenda também que o folião faça as compras de supermercado na sua cidade de origem e divida o valor total igualmente entre todos os membros do grupo.
"Leve sua comida e sua bebida. No Carnaval, os preços das comidas e bebidas costumam ficar muito mais caros do que o normal", instrui o especialista. Na ida ao supermercado, Cláudia ressalta que não pode haver diferenciação de preços entre bebidas em temperatura ambiente e gelada, desde que estejam na mesma área de exposição. "Além disso, se houver divergência entre o preço da prateleira com o preço do caixa, o consumidor tem o direito de pagar o menor valor". Outra dica é comparar preços entre estabelecimentos e verificar sempre a data de validade dos itens.
Transporte
O professor da FGV orienta que todos usem e abusem do transporte público. "Outra boa maneira de economizar no Carnaval é deixar o carro estacionado na garagem e apostar no transporte público como meio de locomoção. E bebida não combina com direção", alerta. Mas quem preferir se deslocar por meio dos táxis convencionais, o Procon ressalta que o valor da corrida deverá ser cobrado por meio do taxímetro.
Por fim, na hora de escolher as fantasias, a criatividade é a recomendação. Ricardo Teixeira aconselha que todos façam a sua fantasia.
Fonte: Diário do Nordeste


0 comentários: