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Preços nos supermercados da capital subiram 7,18%, em março, aponta pesquisa do Procon Fortaleza

Alimentos e produtos de primeira necessidade subiram 7,18%, em março, na capital cearense. É o que indica a nova pesquisa do Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) divulgada, nesta quinta-feira (28/3). Em fevereiro, a soma da média dos 60 produtos pesquisados nos supermercados de Fortaleza chegou a R$ 424,01 enquanto que, neste último levantamento, realizado entre os dias 20 e 22/3, a soma da média foi de R$ 454,44. A diferença de preço entre os estabelecimentos pode chegar a 293,25% como, por exemplo, o preço do quilo do alho que pode ser encontrado de R$ 8,90 à R$ 35,00.

A Regional do Centro continua apresentando os maiores preços na média dos produtos pesquisados, somando R$ 519,09 todos os itens, enquanto que a Regional IV, onde ficam bairros como Damas, Couto Fernandes e Itaperi totaliza R$ 393,61. O Procon ressalta que a soma da média dos itens, por regionais, também leva em consideração a quantidade de produtos nos supermercados, ou seja, a falta de itens pode impactar na soma total.

Além do preço do alho (indo de R$ 8,90 à R$ 35,00), outros cinco produtos também apresentam alta variação, acima de cem por cento.

Maiores variações
PRODUTO           MENOR PREÇO           MAIOR PREÇO       VARIAÇÃO
Alho (Kg)                       R$ 8,90                      R$ 35,00                 293,25% 
Mamão (kg)                    R$ 1,19                      R$ 3,99                   235,29%
Queijo coalho (Kg)         R$ 18,79                    R$ 47,98                 155,34%
Queijo mussarela (Kg)    R$ 20,49                    R$ 49,90                 143,53%
Abacaxi (Unid)               R$ 2,89                       R$ 6,99                   141,86%
Cenoura (Kg)                 R$ 2,49                        R$ 5,99                  140,56%

 A pesquisa também está disponível no aplicativo "Proconomizar", nas plataformas android e iOS.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, lembra que a pesquisa ainda é a maior aliada do consumidor que busca economia. "Os estabelecimentos percebem a migração de clientes para locais com preços mais baratos. E isto força os supermercados que praticam preços elevados a baixarem o valor de produtos e alimentos. O consumidor é quem sai ganhando". 

Preços por regionais
Regionais             Preço médio total
Regional Centro      R$ 519,09
Regional  II             R$ 471,72
Regional III            R$ 464,83
Regional VI            R$ 462,03
Regional V            R$ 455,15
Regional I              R$ 395,90
Regional IV           R$ 393,61

Fonte: Procon Fortaleza




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