Caso aconteceu em Manaus. Dois centros de reprodução assistida não tinham autorização para funcionar e apresentavam graves irregularidades
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, nesta quarta (17/6), o fechamento de dois centros de reprodução assistida em Manaus, no Amazonas. Ambos operavam ilegalmente e apresentavam irregularidades graves.
La Vitta Centro de Reprodução Humana
No La Vitta, foram encontradas pragas no laboratório de fertilização in vitro. Além disso, a fiscalização identificou uma série de falhas graves:
As doadoras de óvulos não realizavam sequer exames para detectar doenças transmissíveis e alterações genéticas. Medicamentos de controle especial eram armazenados em condições inadequadas. A responsabilidade técnica junto ao Conselho Regional de Medicina do Amazonas (CRM-AM) estava vencida. O centro também não possuía licenciamento sanitário e operava com sistema de monitoramento de embriões criopreservados ineficaz, com parâmetros de armazenamento abaixo dos níveis recomendados, comprometendo a qualidade do material biológico.
A unidade foi interditada cautelarmente até que as deficiências sejam sanadas.
Clínica Fêmina
A segunda unidade interditada, a Clínica Fêmina, realizava procedimentos de reprodução humana sem possuir nenhum licenciamento sanitário, o que impedia a fiscalização adequada dos protocolos de segurança.
Fonte: Metropoles
%2009.35.04_ee1d99ae.jpg)
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.