Images

Cuidado com as ofertas vantajosas de empréstimo consignado

Todo cidadão que recebe benefícios de aposentadoria ou pensão por morte pagos pela Previdência Social pode obter crédito com desconto no seu benefício através de empréstimo pessoal e/ou cartão de crédito. O crédito consignado, como é conhecido esse tipo de empréstimo, é oferecido em larga escala e dada a facilidade na contratação e os juros não são tão elevados, se comparados a outras modalidades como CDC (crédito direto ao consumidor) e cheque especial, a procura dos consumidores por essa linha de crédito é alta.

Mesmo com taxas de juros inferiores, se o consumidor não tomar cuidado pode acabar se endividando além da conta. E não é só com suas dívidas que o consumidor precisa ter cuidado; deve ficar atento também com algumas práticas adotadas no mercado pelo fornecedores desse tipo de crédito, em especial pelos chamados “pastinhas” – correspondentes bancários, que saem em busca de clientes em suas residências, trabalho e em locais de passeio público, tendo como alvo principal os idosos.

O Procon-SP e os Procons Municipais conveniados têm recebido relatos de consumidores que são abordados pelos “pastinhas” com ofertas de descontos e outras supostas vantagens para a quitação de dívidas no empréstimo consignado.

Aproveitando-se da falta de conhecimento dos consumidores, o representante da instituição financeira, induz o consumidor a assinar “contratos de finalização de dívidas”, declarações de contratação de prestação de serviço de intermediação para negociação de débitos e procurações. A quitação dos débitos, intermediada pelos “pastinhas” está atrelada à contratação de um novo empréstimo – muitas vezes em condições desfavoráveis, como juros mais altas que os anteriores e outras desvantagens, que não são informadas ao contratante.

Com a procuração, assinada por impulso pelo consumidor, o “pastinha” também pode procurar um posto de atendimento da Previdência Social e obtendo o histórico de crédito e da margem consignável, ele oferece novos empréstimos para o consumidor com “condições vantajosas” que ao final podem não ser tão vantajosas assim, pois podem ter juros mais altos e prazos mais longos que os das dívidas anteriores.

Ofício

Na última sexta-feira, 29/07, o Procon-SP encaminhou nesta um ofício para a Divisão de Consignações em Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Nacional – INSS, a fim de que sejam tomas medidas para coibir tais práticas.

Procon-SP Orienta

- Caso possua empréstimo consignado ou pretenda contratar esse tipo financiamento, fique atento a ofertas que se mostram muito vantajosas;
- Antes de assinar o contrato, ler com atenção todas as cláusulas, que devem conter informações claras sobre qual o valor total a ser pago, os juros cobrados e outras condições do financiamento;
- Não assine procuração para pessoas desconhecidas;
- Fazer uma avaliação cuidadosa do quanto isso vai comprometer seu orçamento – lembrando que a mensalidade não pode ultrapassar 30% do montante do benefício, no empréstimo, e 10% no crédito consignado.

Fonte Procon-SP

0 comentários: