Images

Quer terminar o ano sem dívidas? Ainda dá tempo de acertar as contas

Legal é aprender a equilibrar as contas. Se, nessa matéria, suas notas andam vermelhas, o Bom Dia Brasil separou dicas que vão fazer muito bem para o bolso nesta época do ano.

Se você está endividado, o melhor a fazer é negociar. Aproveite para aliviar multas e juros. Se a dívida é no cartão, pare de gastar e tente negociar um prazo maior. Se você está pagando juros altos, veja se consegue uma taxa menor e refinancie o que deve. O empréstimo bancário pode sair mais barato que o cheque especial, por exemplo.

A primeira parcela do 13º salário só chega em novembro. Nas lojas, já tem gente gastando por conta e caindo na tentação das parcelas a perder de vista. “Se não tiver desconto, a gente parcela no cartão mesmo. Em dez ou oito vezes no cartão”, diz Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia.

“IPTU, IPVA, matrículas escolares ou mensalidades escolares são parcelas caras. Então, é importante que o consumidor tenha isso no seu orçamento no momento de decidir agora a compra parcelada. Senão, lá na frente, vai ter dificuldade. Vai ter que recorrer a empréstimos, a cheque especial e, com certeza, vai começar o ano seguinte endividado”, alerta Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia.

Antes de parcelar, você precisa fazer duas perguntas básicas: se a prestação cabe no seu orçamento e qual é a taxa de juros. Um home theater, por exemplo, custa R$ 799 à vista. Para pagar em 15 vezes, o preço quase dobra.

“Ou seja, são juros de aproximadamente 8% ao mês, o que é considerado extremamente abusivo”, calcula Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia.

O estudante Túlio Ribeiro conseguiu R$ 70 de desconto na TV que comprou à vista. “Faz diferença. Vou colocar a TV no meu carro agora e não tenho mais juros a pagar. Já vou colocar dentro da minha casa”, disse.

Fonte: Bom dia Brasil

0 comentários: