Images

Consumidor agora pode comparar tarifas

 Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) lançou o site Tarifas do Cartão, para que os consumidores consultem e comparem tarifas de várias operadoras de forma transparente. O lançamento do site coincide com a época em que os brasileiros mais consomem, incentivados pelas festas de fim de ano.

Para o economista Vitor Galesso, as compras com o cartão de crédito oferecem vantagens aos clientes, como a compra com um prazo maior para pagar e a não necessidade de ter dinheiro físico no ato da aquisição. A facilidade, porém, causa transtornos para muitos consumidores que não racionalizam e acabam endividados. Segundo o economista, a maior causa do endividamento com os bancos é passar a pagar somente o valor mínimo do cartão de crédito, que se reflete em juros no próximo mês, acumulando as dívidas.  

O economista aponta que os consumidores devem manter a cautela na hora da compra com o cartão, pois apesar das facilidades, muitos acabam se endividando devido aos gastos descontrolados. Ele calcula que cerca de 25% dos brasileiros tenham dívidas com o cartão de crédito. Galesso ressalta que a crise econômica européia pode chegar ao país, não em grandes proporções, mas isso já diminuiu o poder de compra neste final de ano para muitos brasileiros. "Em Mato Grosso, todos os setores estão em crescimento, e muitos que antes não tinham cartão, hoje possuem, o que aumenta o poder de aquisição". 

Gerente de fiscalização do Procon/MT, Ivo Vinícius Firmo, alerta para o superendividamento com o cartão de crédito. Segundo ele, a possibilidade de pagar em muitas parcelas, faz com que os consumidores se arrisquem nas compras. Ivo explica que o Banco Central passou a fiscalizar e regulamentar as operadoras e bancos em 2009, o que antes não era feito, para que todas as regras fossem passadas com maior clareza aos clientes. O gerente acrescenta que é importante pagar sempre o valor total da fatura.  

O site - Para pesquisar sobre os valores cobrados pelos principais bancos e operadoras no país, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), lançou o Tarifas do Cartão (http://www.tarifascartao.org.br/). A consulta em "tarifas por instituição", traz a possibilidade de acessar valores de anuidade e serviços oferecidos pelos diversos tipos de cartões. O cliente pode também comparar tarifas. Outra funcionalidade do site é a comparação de tarifas. Basta fornecer as características do cartão desejado e escolher até 3 emissores diferentes para que o sistema apresente uma tabela comparativa com todos os valores. O perfil do cartão é definido por tipo (pessoa física ou jurídica), bandeira, grupo (básico ou diferenciado) e categoria.

Fonte: Midia News

0 comentários: