Images

TELEFONIA: Estudo pretende baratear ligações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizará um estudo para simplificar e tornar mais baratas as ligações telefônicas entre diferentes estados de uma mesma região. Quanto à região Nordeste, por exemplo, o estudo levantará a viabilidade técnica para que ligações telefônicas entre sete estados da região (Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Alagoas), que compartilham códigos de área iniciados por 8 (como 85 e 88 no Ceará e 86 no Piauí), passem a ser feitas com preço de ligação local e sem cobrança de "roaming".

O mesmo aconteceria em todas as regiões do País, beneficiando consumidores de estados que tenham o mesmo código-raiz.

A realização do estudo foi resultado de reunião realizada nesta semana, na sede da Anatel, em Brasília, entre o novo presidente da Agência, João Rezende, e o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados e autor de projeto de lei que prevê o fim da cobrança de roaming em todo o Brasil.

O deputado Chico Lopes apresentou à Anatel a campanha de mobilização pelo Fim do Roaming, que pede o fim da cobrança extra de quem realiza ligações telefônicas em celulares fora de sua região de origem.
Mobilização

"Levamos à Anatel os resultados da campanha, que vem mobilizando milhares de brasileiros, de vários estados, com grande participação através da Internet, com ´tuitaços´ toda segunda-feira", ressalta o deputado Chico Lopes.

"A reunião reforçou a luta contra o roaming, com a Agência confirmando que pretende acabar com o adicional de chamada. E também abriu uma nova perspectiva de luta por ligações mais baratas entre a maioria dos estados nordestinos", acrescenta o deputado.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste

0 comentários: