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Supermercados: o que fazer quando o preço da gôndola é diferente do que aparece no caixa?

Cliente pode acumular prejuízos se não ficar atento aos valores anunciados e os realmente pagos

Na hora de ir às compras, os consumidores devem estar atentos ao valor das mercadorias. Muitas vezes, o cliente pode acumular prejuízo, caso não fique atento e deixe de conferir a compatibilidade do preço anunciado na gôndola e o valor indicado no visor do caixa.

Consumidores que notavam irregularidades nos preços das mercadorias e se sentiam injustiçados começaram a fazer diversas reclamações no Procon. Logo, o órgão intensificou sua fiscalização e passou a aplicar multas aos estabelecimentos que, além de corrigir os valores, foram obrigados a instalar leitores óticos para que os consumidores pudessem conferir os valores dos produtos antes de passarem pelo caixa.

Direitos
“Quando o preço no caixa for maior em relação àquele que estava anunciado na gôndola, o consumidor tem o direito de pagar o menor valor”, defende a gerente de relacionamento do Idec, Karina Alfano. Se o cliente perceber a disprepância do valor somente depois de finalizar a compra, ele deve procurar o supermercado para que seja estornado o valor pago a mais.

Caso haja recusa, o cliente pode entrar com uma reclamação no Procon ou entrar com uma ação no JEC (Juizado Especial Cível), pois, de acordo com artigo 31 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), a oferta e apresentação de produtos e serviços devem assegurar informações corretas, claras e precisas.

"É importante que o consumidor saiba quais são seus direitos diante dessa situação de preço diferenciado entre a gôndola e o caixa, exija do supermercado a correção  e que denuncie a prática ao Procon", finaliza Karina.

Fonte: Idec

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