Images

Pesquisa: redução de juros em bancos não chega ao consumidor

A diminuição dos juros cobrados pelos bancos Caixa e Banco do Brasil anunciados na semana passada não beneficia todos os consumidores, informou a Associação de Consumidores Proteste nesta segunda-feira. Segundo a associação, a queda nas taxas não é acessível e é difícil encontrar informações a respeito.

A Proteste fez uma pesquisa simulando um financiamento de um carro zero quilômetro, com uma entrada de 40% do valor do veículo, em 24 meses. Na agência da Caixa visitada em São Paulo, a taxa de juros é de 1,92% ao mês; no Rio de Janeiro foi de 1,70% ao mês; acima dos 0,98% anunciado (este valor é válido apenas para financiamentos de 50% do valor do carro em 12 meses).

Nas agências do Banco do Brasil o resultado não foi diferente para o financiamento em 24 meses. Na unidade do Rio de Janeiro, a taxa é de 1,46% ao mês; já em São Paulo, a taxa encontrada foi de 1,02%, porém a contratação depende de um bom relacionamento com o banco e de uma ampla análise de crédito, informou a associação.

Os consumidores também enfrentam dificuldades para conseguir as menores taxas para empréstimos pessoais. No Banco do Brasil, a agência visitada pela Proteste oferecia juros entre 5,10% e 6,79% ao mês para clientes regulares, não sabendo informar quais eram os percentuais para clientes com conta-salário. Já na Caixa, para se ter acesso as taxas de 2,39% ao mês é preciso ter conta-salário no banco e a aprovação está sujeita análise de crédito.

Fonte: Terra

0 comentários: