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29 empresas são notificadas a esclarecerem sobre programas de fidelidade

O Ministério da Justiça, por meio da Senacon/MJ (Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça), notificou 29 empresas para prestarem esclarecimentos sobre seus programas de recompensa e fidelidade.

As empresas envolvidas são Azul, Avianca, Banco do Brasil, Carrefour, Dotz , Drogasil, Esso, Extra, Farmácia PagueMenos,  Farmácia Rosário, Gol, HSBC, Insinuante, Ipiranga, Itaú Unibanco, Livraria Cultura, Livraria Leitura, Livraria Saraiva, Magazine Luiza, Marisa, Multiplus, Pão de Açúcar, Petrobras, PontoFrio, Riachuelo, Ricardo Eletro, Santander, TAM e WalMart.

Notificação
 Por conta de reclamações de consumidores, a Secretaria pretende avaliar o funcionamento dos programas de fidelidade e as regras adotadas pelas empresas, questionando a forma que o consumidor tem acesso ao saldo de pontuação, quais são as limitações e restrições para a utilização da pontuação adquirida, como os consumidores são informados sobre alterações nos programas e os dados solicitados para a criação do cadastro.

As empresas têm prazo de dez dias, a partir do recebimento da notificação, para esclarecer os procedimentos adotados em relação aos consumidores.

Empresas
 O Carrefour, Gol, HSBC, Livraria Cultura, Magazine Luiza, Petrobras, PontoFrio, Ricardo Eletro, Santander e TAM informaram que ainda não receberam a notificação, mas que responderão as perguntas dentro do prazo.

A Azul, Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Pão de Açúcar informaram que agem de forma transparente com os seus clientes e que disponibilizam diversos canais para informações.

O Grupo Pão de Açúcar, responsável pelo Extra, afirmou que a rede não possui programa de fidelidade ou recompensa.

Já as empresas Avianca, Insinuante, Ipiranga, Livraria Saraiva, Marisa, Riachuelo e WalMart não comentaram sobre o assunto. A Dotz, Drogasil, Esso, Farmácia PagueFácil, Farmácia Rosário, Livraria Leitura e Multiplus não foram encontradas.
 
Fonte: Infomoney

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