Images

Artigo: Os Procons e a cidadania

George Valentim
Coordenador Geral do Procon Fortaleza


As medidas recentemente anunciadas pelo Governo Federal para fortalecimento dos Procons são uma importante vitória para todos que militam na defesa do consumidor, buscando relações de consumo mais justas e conscientes. Embora o Código de Defesa do Consumidor esteja incorporado ao dia a dia dos brasileiros, muitos consumidores ainda precisam de apoio para cobrar, na prática, o pleno respeito aos seus direitos.
 
É nesse ponto que os Procons, assim como o conjunto das entidades de defesas do consumidor, cumprem um papel fundamental. Instituições como o Procon Fortaleza ajudam a sociedade a desenvolver um sentimento de pertença quanto aos direitos e deveres de cada um - tanto no campo das relações de consumo quanto no da cidadania. Afinal, garantir que os consumidores possam dialogar de igual para igual com empresas de grande porte ou prestadores de serviços essenciais é também um exercício de cidadania, em seu sentido mais amplo.
 
Não à toa, as ações apresentadas pela presidenta Dilma foram reunidas no Plano Nacional de Consumo e Cidadania, destacando o objetivo de prevenir conflitos entre empresas e consumidores. Além de agilizar e melhorar a solução desses problemas e de aplicar sanções mais severas às empresas que cometerem irregularidades.
 
Com o fortalecimento dos Procons, esse trabalho será ampliado, chegando a mais cidadãos. Esforço que já desenvolvemos, no Procon Fortaleza, com o atendimento em nossa sede, no Centro, e com o Procon Itinerante, indo aonde o povo está, em todas as regiões de nossa cidade. Fortalecer os Procons é fortalecer a cidadania, em prol da sociedade.
 

 

0 comentários: