Images

Chico Lopes questiona proposta de reajuste de 8.1% na tarifa de energia


O reajuste de 8,1% na tarifa de energia, solicitado pela Coelce à Agência Nacional de Energia Elétrica, é excessivamente alto e vai na contramão da política nacional de redução da tarifa de energia e incentivo à produção e ao emprego. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados. O parlamentar acredita que a Aneel não aceitará o percentual de reajuste proposto pela Coelce, uma vez que a elevação traria prejuízos aos consumidores e perda de parte dos benefícios viabilizados pela presidenta Dilma, com o esforço do Governo Federal para redução das contas de energia em todo o País.


 “A Coelce é uma empresa que já registra lucros muito altos. Solicitando um novo reajuste, de mais de 8%, a empresa perde uma oportunidade de ajudar neste momento em que todos os esforços do governo e da sociedade vão no sentido contrário: de redução no preço da energia, para beneficiar a produção e criar mais empregos, favorecer o crescimento do País”, afirma o deputado Chico Lopes.

“Tivemos uma redução expressiva da conta de energia no Ceará, com as ações do Governo Federal. Mas, se houver um reajuste de mais de 8%, essa redução fica comprometida, se dilui em poucos anos”, acrescenta o deputado.
 
"Esperamos que a Aneel não aceite esse percentual. Seria ir contra uma grande ação do Governo Federal, que teve amplo apoio da sociedade e envolveu muita articulação e planejamento para diminuir a tarifa de energia. Inclusive compensações da União às empresas. Essa redução foi fruto de muita mobilização, de luta pelo preço justo da energia. Não se pode, agora, andar pra trás”, destaca Chico Lopes.

“É preciso lembrar que a sociedade ainda espera e luta pelo ressarcimento de R$ 8 bilhões, referentes a cobranças indevidas feitas pelas empresas de energia, entre 2002 e 2009. Esse dinheiro pertence ao consumidor. As empresas não devolvem, e ainda solicitam novos reajustes na energia”, complementa.
 
A decisão sobre o percentual de reajuste da energia no Ceará deve acontecer na terça-feira, 16/4, quando o pedido da Coelce será votado pela diretoria da Aneel, em reunião pública ordinária.
 



Fonte: Assessoria de Imprensa - Deputado federal Chico Lopes - PCdoB-CE - Dalwton Moura - CE 01339

0 comentários: